O Restauranter informa:
Politereftalato de etila, ou PET, é um polímero termoplástico, desenvolvido por dois químicos britânicos, Whinfield e Dickson em 1941. Formado pela reação entre o ácido tereftálico e o etilen glicol, originando um polímero, termoplástico. Utiliza-se principalmente na forma de fibras para tecelagem e de embalagens para bebidas.
Possui propriedades termoplásticas, isto é, pode ser reprocessado diversas vezes pelo mesmo ou por outro processo de transformação. Quando aquecidos a temperaturas adequadas, esses plásticos amolecem, fundem e podem ser novamente moldados.
As garrafas produzidas com este polímero só começaram a ser fabricadas na década de 70, após cuidadosa revisão dos aspectos de segurança e meio ambiente.
Na década de 90, o governo americano autorizou o uso destes material reciclado em embalagens de alimentos.
No ano de 2008, foram produzidas no Brasil 469.700 toneladas de PET para garrafas, sendo 194.000 toneladas (51,3%) foram recicladas segundo a fonte ABIPET.
No caso do PET de 2 litros, a relação entre o peso da garrafa (cerca de 54g) e o conteúdo é uma das mais favoráveis entre os descartáveis.
DICA: Para conservar o gás do refrigerante por mais tempo, basta apertar a garrafa no meio, fazendo com que as paredes se encontrem.
0 comentários:
Postar um comentário