UVA AUTÓCTONE - ENTENDA A DEFINIÇÃO

(4.573) O Restauranter:

UVA AUTÓCTONE - ENTENDA A DEFINIÇÃO
Uva autóctone é aquela originária ou nativa da região e a chamada de alóctone será aquela onde foi plantada posteriormente. Vamos a um exemplo para esclarecer, a uva Carmenerè originalmente oriunda da França declarada extinta foi encontrada no Chile, e de lá foram enviadas novamente mudas para todo o mundo. No Chile ela seria uma alóctone pois foi plantada posteriormente, e na França considerada como autóctone pois essa é sua origem inicial.

Nesse conceito podemos acrescentar as emblemáticas, que são cepas que normalmente tiveram origem em um determinado local mas que alocadas em outra região se adaptam facilmente e produziram melhores resultados. Assim emblemática tem identidade na viticultura onde ela está melhor adaptada, detalhando a localidade e favorecendo um status único que é diferencial interessante no mercado de vinhos. 

VITIS VINÍFERA
ALÓCTONE - Plantada
AUTÓCTONE - Origem
EMBLEMÁTICA
Carmenerè
Chile
França (Bordeaux)
Chile
Gewrtztraminer
Alemanha
Itália (Traminer/Tirol)
Alemanha
Malbec
Mendonza - Argentina
França (Cahors)
Argentina
Merlot
Brasil
França (Bordeaux)
Brasil
Pinotage
África do Sul
África do Sul 
África do Sul
Sauvignon Blanc
Nova Zelândia
França (Loire)
Nova Zelândia
Syrah
Austrália
França (Rhône)
Austrália
Tannat
Uruguai
França (Madiran)
Uruguai
Tempranillo
Espanha
Península Ibérica
Espanha
Tinta Roriz
Portugal
Península Ibérica
Portugal
Zinfandel
Napa - USA
Itália
USA

No mundo existem catalogadas mais de 5.000 uvas dentro da categoria vitis viníferas que produzem os vinhos finos, e são essas que nos interessa. São muitas informações com muitas ramificações no campo das uvas, sua genética e origem, e assim como o mundo globalizado as mudanças ocorrem de maneira super rápida, ocasionadas por pesquisas e descobertas, onde podemos concluir que nada é definitivo.

Algumas variedades, encontradas em lugares muito específicos, são todo um mundo a ser explorado. E pra nossa sorte —nós que gostamos de ter opções— produtores de várias regiões têm se empenhado em pesquisar variedades que ficaram pra trás, esquecidas e praticamente extintas.

MAURICIO GOULART

“Mauricio Goulart Ferreira mora em Palmas-TO desde 2000, Administrador, Bacharel em Ciências Contábeis, MBA em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas atua nos maiores empreendimentos do setor gastronômico do estado e desenvolve projeto de consultoria e de assessoria com foco no atendimento a clientes.”

0 comentários:

 

Copyright @ 2013 Restauranter.