CHUTNEY DE CARAMBOLA

(3997) O Restauranter:

CHUTNEY  DE CARAMBOLA

O chutney é um molho agridoce de origem indiana, que é feito com, basicamente, legumes ou frutas, pimenta e açúcar. Há diversas versões de chutney e o diferencial são as especiarias utilizadas neles. Ele serve como acompanhamentos de pratos e petiscos e, geralmente, além de agridoce, ele é picante e sua textura lembra a de uma geleia de frutas.Mas você pode fazer chutney na sua casa e incrementar seus pratos com esse acompanhamento delicioso!

RECEITA DE CHUTNEY DE CARAMBOLA

O Restauranter vai ensinar como fazer um chutney de carambola, que fica uma delícia com peixes e similares, acompanhado com torradas, pão sírio, em saladas e onde mais você quiser! Vamos aos ingredientes do chutney de carambola:

INGREDIENTES:

08 carambolas tamanho grande, ao ponto ou maduras.
01 maça tipo Fuji
½ xícara de vinagre, que pode ser tinto ou de maçã
½ xícara de açúcar refinado
¼ xícara de uvas passas
½ xícara de água
1 pedaço de gengibre
1 cebola roxa
½ pimentão
1 canela em rama
3 dentes de alho picado
½ colher de sopa de sal

MODO DE PREPARO:

1. Descasque e corte em cubos de um centímetro as carmbolas e a maçã. Descasque e pique fino a cebola e o dente de alho. Corte o pimentão, sem as sementes, em cubinhos. Descasque e rale o gengibre fresco (se preferir, pique bem fininho). 

2. Transfira todos os ingredientes para uma panela, junte as uvas-passa, o açúcar, o sal, a canela, o vinagre e a água e misture. Leve para cozinhar em fogo médio. 

3. Quando ferver, abaixe o fogo, tampe e deixe cozinhar por 40 minutos, mexendo de vez em quando. Se começar a grudar no fundo da panela, regue com um pouco mais de água e misture. O chutney ainda deve ficar com um pouco de caldo, pois irá endurecer quando esfriar. 

4. Passados os 40 minutos, desligue o fogo. Transfira o chutney para potes de vidro esterilizados, com fechamento hermético, e deixe esfriar em temperatura ambiente. Depois de frios, tampe e leve para a geladeira. 

5. Se preferir faça um dia antes, pois ele pode ser conservado por até 3 semanas.

MAURICIO GOULART

“Mauricio Goulart Ferreira mora em Palmas-TO desde 2000, Administrador, Bacharel em Ciências Contábeis, MBA em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas atua nos maiores empreendimentos do setor gastronômico do estado e desenvolve projeto de consultoria e de assessoria com foco no atendimento a clientes.”

0 comentários:

 

Copyright @ 2013 Restauranter.