A ANATOMIA DA TAÇA DE VINHO ~ Restauranter

LINK PARA E-BOOK

MESTRE DA GESTÃO DE RESTAURANTES

(6.081) O Restauranter: MESTRE DA GESTÃO DE RESTAURANTES Quando falamos de novas empresas, especialmente de novos restaurantes, observamos q...

A ANATOMIA DA TAÇA DE VINHO

(6.156) O Restauranter:

A ANATOMIA DA TAÇA DE VINHO

A taça de vinho faz toda a diferença na experiência de degustação. Ela é o principal instrumento do enófilo, sendo formada por base, haste e bojo. O bojo deve ter, preferencialmente, um formato ovalado que se estreita em direção à borda, além de ser totalmente transparente e feito de vidro fino ou cristal.

No serviço de vinhos, a quantidade ideal preenche aproximadamente um terço da capacidade da taça. Ela jamais deve ser cheia até a boca, pois o espaço vazio é essencial para garantir a liberação e a circulação dos aromas aprisionados. Dessa forma, a taça funciona como um instrumento que projeta e amplifica os aromas e sabores da bebida.

O formato oval tem como objetivo reter os compostos voláteis e concentrar os perfumes, enquanto o espaço livre permite que o vinho respire. Já a haste tem a função de permitir o manuseio da taça sem a necessidade de tocar no bojo. Isso impede a troca de calor entre as mãos e o vinho, mantendo a temperatura ideal de serviço.

Por fim, uma taça de vidro fino ou cristal transparente facilita o conjunto dos exames visual e olfativo. Ela melhora a percepção tátil na boca e permite analisar facilmente a cor, a limpidez e as “lágrimas” do vinho — que são indicadoras do seu teor alcoólico.

CURIOSIDADES:

A taça flute e seu formato longo e estreito direciona as bolhas (perlage) dos espumantes em linha reta em direção ao topo. Isso mantém a efervescência por mais tempo e concentra os aromas delicados e frutados.

Já a taça de cristal é feita de um material estruturado com óxidos metálicos (como chumbo ou titânio, no caso do cristal ecológico). Ela apresenta uma superfície microscopicamente mais áspera e porosa que o vidro comum. Essa textura quebra as moléculas do vinho de forma mais eficiente ao girar a taça, expandindo muito mais os seus aromas e buquês.

As “lágrimas” do vinho são os filetes que escorrem na parede da taça após agitarmos a bebida. Como o álcool evapora mais rápido que a água, ele altera a tensão superficial do líquido, fazendo com que ele suba pelas paredes da taça; em seguida, a gravidade o faz escorrer de volta em forma de gotas. Quanto mais densas, espessas e lentas forem essas lágrimas ao descer, maior tende a ser o teor alcoólico e o corpo da bebida.

MAURICIO GOULART

“Mauricio Goulart Ferreira mora em Palmas-TO desde 2000, Administrador, Bacharel em Ciências Contábeis, MBA em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas, Pós em Enologia e Pós em Gastronomia atua nos maiores empreendimentos do setor gastronômico do estado e desenvolve projeto de consultoria e de assessoria com foco no atendimento a clientes.”

0 comentários:

 

Copyright @ 2013 Restauranter.