(5.086) O Restauranter:
AÇUCAR RESIDUAL - CLASSIFICAÇÃO DE VINHOS
Açúcar residual é o natural da uva. A levedura se alimenta dele e o converte em álcool etílico e dióxido de carbono. Assim, é a quantidade de açúcar no mosto que vai determinar o nível de álcool de um vinho e também o açúcar residual. Os principais açúcares da uva são glicose e frutose. Qualquer um deles que sobrar ao final da fermentação é açúcar residual. Geralmente, apesar de as concentrações desses dois tipos serem aproximadamente iguais nos vinhos, a frutose é quase duas vezes mais doce do que a glicose. Ou seja, em vinhos com o mesmo teor de açúcar residual, aquele com mais frutose parecerá mais doce.
A classificação dos vinhos pela quantidade de açúcar varia de país para país e, geralmente, é regulamentada por uma legislação específica. No Brasil é Regulamenta pela Lei nº 7.678, de 8 de novembro de 1988, que dispõe sobre a produção, circulação e comercialização do vinho e derivados da uva e do vinho, e em fevereiro de 2014, recebeu um texto adicional que passou a reconhecer também o vinho meio seco. A classificação dos vinhos tranquilos é dividida em secos, meio secos e suaves/doces.
- Secos: até 4g de açúcar por litro.
- Demi-sec ou meio secos: de 4,1 a 25g de açúcar por litro.
- Suaves ou doces: de 25,1g a 80g de açúcar por litro.
- Vinho licoroso: é considerado seco quando tem até 20g de açúcar por litro e doce quando o índice é superior a 20g por litro.
0 comentários:
Postar um comentário