FILOSOFANDO - RECORDAR OU LEMBRAR

(4.542) O Restauranter:

FILOSOFANDO - RECORDAR OU LEMBRAR

Aproveitando esses dias de Pandemia  pus-me a refletir sobre as coisas importantes da vida, e imerso em pensamentos profundos fitei-me em lugares de um passado ora distante. Porém antes de expor em que pensava é importante trazer a luz as diferenças entre RECORDAR E LEMBRAR. 

Recordar é: o vocábulo “recordar” deriva do latim: é a junção do prefixo “re”, que significa “repetir” e “cordis”, que significa “coração”. Assim, “recordar” (“re-cordis”), tem o sentido de fazer passar novamente pelo coração.

Lembrar é:  o vocábulo de origem etimológica no latim lembrar deriva do latim memor "aquele que se lembra" de uma raiz indo-europeia, men - "pensar", que nos deu também "mente", que significa a faculdade de reter e/ou readquirir reportando-se à lembranças.

Explanadas as diferenças e saindo dos devaneios nostálgicos dessa manhã causados pelo isolamento social, agora posso falar que recordei das carícias, afagos e mimos que recebia de minha mãe, gestos que fazem falta toda a minha vida. Viajando no tempo e no espaço, vaguei na cidade onde cresci, e em ato contínuo lembrei suas belezas, praias, edificações e do sol e da brisa que soprava.

Recordo com saudade do carinho recebido, dos amigos, da brisa que soprava com gosto de sal e cheiro do mar, e constato que o tempo é tão relativo quanto imaginado por Einstein, e que recordar é realmente sentir novamente no coração.

Pensei em muitas coisas, algumas gosto apenas de lembrar e outras quero recordar, coisas totalmente diferentes incluídas nessa mesma viagem ao passado, uma viagem no tempo, que me permitiu separar conscientemente quais coisas eu desejo recordar e quais apenas lembrar.

MAURICIO GOULART

“Mauricio Goulart Ferreira mora em Palmas-TO desde 2000, Administrador, Bacharel em Ciências Contábeis, MBA em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas atua nos maiores empreendimentos do setor gastronômico do estado e desenvolve projeto de consultoria e de assessoria com foco no atendimento a clientes.”

0 comentários:

 

Copyright @ 2013 Restauranter.