15/09 - DIA DO CLIENTE

(2588) O Restauranter informa:

15/09 - DIA DO CLIENTE
            A data, implantada inicialmente no Rio Grande do Sul, nasceu com o objetivo de homenagear os clientes de todo o país e de aprimorar as relações comerciais.
            Com o objetivo de homenagear os clientes em todo Brasil foi estipulado nos estados do país o dia 15 de setembro como o “Dia do Cliente”. A data, que é a grande sensação do comércio na temporada de inverno, serve para a distribuição de brindes, divulgação de campanhas de valorização do cliente e promoções. O que se pretende com a comemoração do Dia do Cliente é aprimorar as relações comerciais, fortalecer empreendimentos, estimular ações de capacitação profissional para a prestação de serviços de melhor qualidade, movimentar a economia num mês de fracas vendas, criar novas oportunidades de negócios e, com isso, colaborar para a geração de emprego e renda.
            A comemoração partiu de uma idéia do administrador gaúcho João Carlos Rego, conferencista e palestrante das áreas de Marketing e Recursos Humanos. Foi justamente o seu estado, o Rio Grande do Sul, quem oficializou a data no calendário no ano de 2003. Esta data foi escolhida pois no mesmo dia é comemorado o Dia Nacional de Defesa do Consumidor.
            Fazendo uma diferenciação entre consumidor e clientes, pode-se definir que consumidor é aquela figura que compra para o seu próprio uso e não para revender. Já cliente é aquele que compra com caráter da habitualidade, de um mesmo fornecedor, ou seja, o cliente compra, volta a comprar e ainda recomenda o produto, o serviço ou o estabelecimento.
            O Diretor Adjunto da ACE-Guarulhos e proprietário de uma loja de presentes e material evangélico, Ananias Araújo Sobrinho, disse que o Dia do Cliente são todos dias, mas a escolha de uma data específica, serve para enriquecer o relacionamento com seus clientes.
            "O consumidor não tem nenhum vínculo com o comércio. Já o cliente acaba falando sempre bem de você. Torna-se um propagandista do seu negócio, muito melhor do que qualquer mídia. Sua fidelização faz com que ele vista a camisa da loja", afirmou Ananias.
            Já para o Diretor de Segurança da ACE e Diretor da Empresa Acosta - Prestadora de Serviços de Segurança, Adriano Costa, é necessário deixar de olhar o cliente como número.
            "Existe uma falta de comprometimento e respeito ao cliente em todos os nichos de mercado. Para muitos, o cliente é importante até o momento do fechamento do negócio e isso é errado", destacou.
            Adriano salientou ainda que o cliente precisa receber a devida importância.
            "O cliente é a peça fundamental no giro dos negócios. Ele é formador de opinião e propagador, positivo ou negativo, da imagem de uma empresa. Por isso, para se alcançar a fidelização, devemos dar a ele um atendimento bom e personalizado", completou.
            No sentido de sempre superar as expectativas do associado, que acima de tudo é seu cliente, a Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE-Guarulhos) vem oferecendo serviços com um atendimento personalisado e diferenciado. Dentre os serviços pode-se destacar: o Posto de Arrecadação de Documentos da Junta Comercial (Jucesp), Comércio Exterior, Marcas e Patentes, Assessoria Jurídica Consultiva, Serviços de Consultas ao SCPC, UseCheque, SOS-Cheques e Documentos, Atendimento Balcão ao Consumidor (térreo) e o MAC- Movimento de Apoio ao Consumidor
            Para o presidente da ACE-Guarulhos, Decio Pompêo Junior, a presença forte do associativismo na entidade, faz com que a atitude junto ao seu associado seja diferente.
            "O associativismo nos pede esta união de conceitos e valores. Sozinhos não chegamos a nenhum lugar. Por isso oferecemos aos nossos associados o nosso melhor. Desta forma, acreditamos que estamos contribuindo para o crescimento de nossa cidade, oferecendo suporte aos micro e pequenos empresários, que compõem nosso quadro de associados", destacou.

MAURICIO GOULART

“Mauricio Goulart Ferreira mora em Palmas-TO desde 2000, Administrador, Bacharel em Ciências Contábeis, MBA em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas, Pós em Enologia e Pós em Gastronomia atua nos maiores empreendimentos do setor gastronômico do estado e desenvolve projeto de consultoria e de assessoria com foco no atendimento a clientes.”

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