O VINHO E SUA HISTÓRIA – PARTE II

(677) O Restauranter informa:

O VINHO E SUA HISTÓRIA – PARTE II

100 – 500 – Esta época marca a incidência de vinhedos em famosas regiões francesas. No século I no Loire e no Rhône, no século II na Borgonha, no século IV em Paris, Champagne e Alsácia. Com o fim do domínio Romano no século V, os vinhedos franceses já estavam consolidados.

300 – As antigas ânforas começaram a ser substituídos por barris para o transporte do vinho.

IDADE MÉDIA – 500 – A queda do Império Romano afetou as rotas comerciais e gerou efeitos adversos na produção vinícola. Porém, a incorporação do vinho à igreja fez manter viva a viticultura. Era justamente graças à Igreja que o futuro dos vinhedos europeus estava assegurado. O vinho possuía dupla função: cerimonial e prazer.

750 – Ainda sofrendo as conseqüências da “Idade das Trevas”, muitas vinícolas francesas e alemãs são ajustadas pela paixão do imperador Carlos Magno, que organiza e estabelece uma detalhada legislação para o plantio de vinhas.

1100 – Robert de Molesme separou-se dos Beneditinos e fundou a ordem cisterciense com base na Borgonha, trabalhando nos vinhedos da região.

RENASCENÇA – 1100 – 1450 – Bordeaux estava sob domínio inglês e se desenvolveu sem influência da igreja. Sua produção era voltada para abastecimento da coroa britânica.

1453 – Bordeaux volta ao domínio Francês. Ao mesmo tempo, vinhos mais adocicados entram em moda.

IDADE MODERNA – NAGEGAÇÕES – 1450 – 1600 – O vinho possuía status bastante valorizado com alto consumo e de forma estável. A cerveja da época se deteriorava muito rapidamente (ainda não utilizavam o lúpulo na fabricação) e a água não era considerada segura para beber. Sendo assim, o vinho era a principal bebida sã, armazenável e ainda prazerosa.

1600 – 1700 – A tecnologia desenvolvida para produção de garrafas de vidro mais resistentes e baratas conseguiu manter o mercado de vinho ativo. Descobriu-se que o vinho engarrafado e arrolhado durava muito mais que nos barris de madeira, recipiente mais utilizado ate aquele momento. Além de ser um recipiente mais prático. Da mesma forma, identificaram que a bebida podia evoluir na garrafa, valorizando os vinhos com maior potencial de envelhecimento. Em 1630, as primeiras garrafas de vidro modernas são fabricadas em Newcastle, na Inglaterra.

MAURICIO GOULART

“Mauricio Goulart Ferreira mora em Palmas-TO desde 2000, Administrador, Bacharel em Ciências Contábeis, MBA em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas atua nos maiores empreendimentos do setor gastronômico do estado e desenvolve projeto de consultoria e de assessoria com foco no atendimento a clientes.”

0 comentários:

 

Copyright @ 2013 Restauranter.