O VINHO E SUA HISTÓRIA – PARTE I

(676) O Restauranter informa:

O VINHO E SUA HISTÓRIA – PARTE I

Do Império Romano, pela Idade Média, até os nossos dias, o vinho acompanhou os principais momentos da história da humanidade e se transformou.


IDADES ANTIGA E CLÁSSICA – 7000 a.C. – Embora o antigo testamento diga: “E começou Noé a cultivar a terra e plantou uma vinha”, provém da Geórgia a primeira evidencia de vinhas cultivadas intencionalmente. Historicamente, os indícios do cultivo das uvas Vitis Vinifera – o que serve de base para o argumento de que as uvas eram cultivadas e o vinho presumivelmente elaborado zero coincidem com a passagem das culturas avançadas da Europa e do Oriente de uma vida nômade para uma vida sedentária.


5.000 a.C. – Embora a bebida aparentemente já estivesse sendo consumida, deriva-se apenas desta data a mais antiga evidencia de armazenamento de vinho, mais precisamente nas montanhas de Zagros, no Irã.


3.150 a.C. – Já significando status social logo no início de sua utilização, em um período em que era abundante no delta do Rio Nilo, o vinho tinha grande importância na época. Centenas de jarros contendo vestígios de vinho foram enterrados com o rei egípcio Escorpião I, um de seus primeiros governantes.


1.750 a.C. – O famoso código de Hammurabi continha três tópicos (leis) relacionados ao vinho.


1.500 a.C. – Começa a se desenvolver algo parecido com o que hoje vemos nas garrafas. São fabricados no Egito os primeiros recipientes de vidro oco, mais tarde produzidos e usados em grande escala pelos romanos. Há também registros detalhados dos métodos egípcios de colheita, produção e transporte do vinho, através de pinturas. Muitas das técnicas então ilustradas ainda são usadas até hoje.


750 a.C. – 150 a.C. – Os gregos dominaram técnicas de vinificação e levaram o cultivo de uvas para a Itália (que ficou conhecida com Enotria – terra do vinho), Franca (Marselha) e Espanha. Os gregos foram responsáveis pela industrialização do vinho no sul da Itália e os etruscos na Toscana. Os gregos também desenvolveram as ânforas, que eram usadas para fermentar, envelhecer, armazenas e transportar vinhos.


IMPÉRIO ROMANO – 150 a.C. – 100 a.C. – Os romanos começaram a investir seriamente em agricultura e identificar as melhores regiões para se cultivar vinhas. O Império Romano ampliava seus domínios e o vinho atuava quase como instrumento para demarcação de território.

CONTINUA...

MAURICIO GOULART

“Mauricio Goulart Ferreira mora em Palmas-TO desde 2000, Administrador, Bacharel em Ciências Contábeis, MBA em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas atua nos maiores empreendimentos do setor gastronômico do estado e desenvolve projeto de consultoria e de assessoria com foco no atendimento a clientes.”

0 comentários:

 

Copyright @ 2013 Restauranter.