(679) O Restauranter informa:
DIA DO DOADOR VOLUNTÁRIO NO BRASIL
Doação de sangue é o processo pelo qual um doador voluntário tem seu sangue coletado para armazenamento em um banco de sangue ou para um uso subsequente em uma transfusão de sangue. Trata-se de um processo de fundamental importância para o funcionamento de um hospital ou centro de saúde.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiBCzZ6AU8_TIyTmx-lqVuo4_KRLnUOpum3tu8yLLWU5iSD-dlG8MpR2fcPkiaU_QgudODmhn5TuaBq7CVH1Z7W7aGQ3J-IZNTe5yg6ybE-KfCs-15WjllwyPk1JzmSxD-RmLSsShnRCkDQ/s320/projeto2006.jpg)
A coleta de sangue para doação consiste na retirada de cerca de 450ml de sangue, através do uso de material descartável, de uso único e estéril. O tempo de permanência do doador no Banco de Sangue, incluindo coleta e triagem, é de aproximadamente 30 minutos.
No Brasil, o Ministério da Saúde exige a realização de alguns procedimentos específicos antes e depois da doação, a fim de prevenir complicações para o doador e contaminação para o receptor durante o período de janela imunológica de doenças.
Antes da doação, o candidato irá passar por uma entrevista de triagem clínica, na qual podem ser detectadas algumas condições adicionais que possam impedir a doação. Após cada doação serão realizados os seguintes exames no sangue coletado:
1.Tipagem sangüínea ABO e Rh
2.Pesquisa de anticorpos eritrocitários irregulares (PAI)Teste de Coombs Indireto
3.Fenotipagem do Sistema Rh Hr (D,C,E.c,e), Fenotipagem de outros sistemas4.Testes sorológicos para: Hepatite B, Hepatite C, Doença de Chagas, Sífilis, HIV (AIDS), HTLV I/II
Esse procedimento se repetirá após cada doação e os resultados serão comunicados ao doador.
0 comentários:
Postar um comentário