segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

A VINHA MAIS VELHA DO MUNDO

(4.467) O Restauranter:

A VINHA MAIS VELHA DO MUNDO

Maribor é uma cidade na Eslovênia, pequeno país do leste europeu. Na realidade, Maribor é a segunda maior cidade desse país. E é em Maribor que encontra-se a vinha conhecida como a mais velha do mundo. Mas ela não está na zona rural, em um amplo e bucólico vinhedo. A vinha mais velha do mundo está no coração da cidade de Maribor, abraçada a uma casa construída no século 16! 

Mas a videira de Maribor é realmente a mais velha do mundo?

É o que afirmam alguns especialistas em genética. Ela teria sido plantada há mais de 400 anos! E essa teoria é também sustentada por meio de pinturas datadas de 1657 e de 1681, que retratam a fachada da casa, já coberta pela planta! As pinturas encontram-se, atualmente, em um museu na Áustria.

E qual uva produz essa vinha?

Essa é uma cepa chamada Žametovka, também conhecida como Modra Kavčina, da família da Vitis vinifera. Trata-se de uma variedade tinta, de grandes cachos com bagos igualmente grandes.

Quanto ela produz, em uva e em vinho?

Anualmente é realizada uma colheita simbólica, que fica entre 35 e 55 kg de uvas. Após a vinificação, são envasadas entre 100 e 200 garrafas de vinho, especialmente desenhadas por um artista, contendo apenas 250 ml de vinho, cada.

É possível comprar uma dessas garrafas?

Infelizmente, não. Elas são utilizadas como presente protocolar especial, apenas. Em geral, dadas para autoridades, campeões olímpicos... O ex-presidente americano Bill Clinton, por exemplo, já foi agraciado com um exemplar, durante uma visita à Eslovênia.

Mas, se serve de consolo, dizem que esse precioso vinho tem um sabor extremamente agradável, com um alto teor de açúcar residual... Só nos resta imaginar...

Ah, mas há “filhotes” dessa vinha espalhados pelo mundo! De tempos em tempos, ocorre um cerimônia de poda dessa vinha, com a doação de enxertos, ou mudas, para diversos países, como Japão, Austrália, Alemanha e França.

É, essa é mais uma história encantadora relacionada ao vinho... Incrível, não é?

Restauranter

“Mauricio Goulart Ferreira mora em Palmas-TO desde 2000, Administrador com Pós Graduação em Coaching atua nos grandes empreendimentos do setor gastronômico do estado e atualmente desenvolve um projeto de consultoria e de assessoramento com foco no atendimento a clientes.”

0 comentários:

 

Copyright @ 2013 Restauranter.