CERVEJAS ÁCIDAS

(4.068) O Restauranter:

CERVEJAS ÁCIDAS
Cerveja ácida


Tradição na Bélgica, as 'sour beers', ou cervejas ácidas, estão ganhando espaço por aqui e prometem ser a aposta cervejeira para 2017. Aliás, é possível encontrar marcas nacionais que investem no sabor, como cervejarias mineiras e paranaenses. O sabor ácido provém de frutas cítricas, como esta de cupuaçu, por exemplo. O resultado é um sabor extremamente ácido, refrescante, com aroma frutado, de coloração dourada e nada de amargor.


Cervejas ácidas são ao mesmo tempo uma tendência e um desafio para o paladar de muita gente. São, de certa forma, o resgate de uma tradição. Antes de 1800, todas as cervejas eram em alguma medida azedas. Isso porque além da levedura que produz álcool elas tinham também micro-organismos que fazem fermentação ácida. Tudo misturado.


Depois dessa época, poucas cervejas mantiveram essa característica, que causa naturalmente um impacto e até certa rejeição. Uma das prováveis explicações é que na natureza extrativista do ser humano o gosto azedo tinha uma associação instintiva ao estragado – algo semelhante acontece com o amargo, ligado ao veneno ou nocivo. Felizmente, não somos mais aquele homem do passado e podemos aprender a apreciar também esses sabores.
Esse tipo de bebida se manteve viva até hoje principalmente por meio das cervejas de fermentação espontânea do estilo Lambic, produzidas na Bélgica, na região do Vale do Rio Senne. No entanto, atualmente já dominamos a cultura de micro-organismos e podemos usar conscientemente na cerveja os que mais nos interessam para produzir álcool e ácidos de maneira controlada, prevendo os resultados. Esses estilos são conhecidos como Sours Beers. E podem também ser feitas com frutas, maturadas em madeira ou barris de madeira, conferindo ainda maior complexidade ao conjunto. São verdadeiras delícias para quem curte acidez.
Esse resgate vem acontecendo mundialmente principalmente por influência dos norte-americanos. Lá essa tendência já tem muito mais destaque. Aqui no Brasil ainda está no começo, mas já temos ótimas cervejas feitas dessa forma. Que tal dar uma chance para elas?

Way Brett IPA  - Estilo: Sour Beer Embalagem: 375 ml Teor alcoólico: 6,9% ABV Origem: Curitiba (PR)
Tupiniquim Funky & Sour  - Estilo: Sour Beer Embalagem: 300 ml Teor alcoólico: 4,5% ABV Origem: Porto Alegre (RS)
Invicta Transatlântica - Estilo: Sour Beer Embalagem: 500 ml Teor alcoólico: 6,0% ABV Origem: Ribeirão Preto (SP)
Way Sour Me Not Acerola - Estilo: Sour Beer Embalagem: 310 ml Teor alcoólico: 3,5% ABV Origem: Curitiba (PR)
Morada Cupuaçu Sour - Estilo: Sour Beer Embalagem: 355 ml Teor alcoólico: 5,5% ABV Origem: Curitiba (PR)

MAURICIO GOULART

“Mauricio Goulart Ferreira mora em Palmas-TO desde 2000, Administrador, Bacharel em Ciências Contábeis, MBA em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas atua nos maiores empreendimentos do setor gastronômico do estado e desenvolve projeto de consultoria e de assessoria com foco no atendimento a clientes.”

0 comentários:

 

Copyright @ 2013 Restauranter.