TIPO DE SERVIÇO - EMPRATADO

(3923) O Restauranter:

TIPO DE SERVIÇO - EMPRATADO
Tipo de Serviço: Empratado

O tipo de serviço empratado, também conhecido como: Pre-platted service – Sur assiette, é muito mais que um tipo de serviço, é como se fosse um conceito atual, encontrado praticamente em todos os tipos de restaurantes, em quase todos os países. Nesse tipo de serviço, o prato já vem pronto da cozinha e vai direto para a mesa do cliente.

Ele consiste na decoração e montagem dos pratos na cozinha do estabelecimento, chegando assim já prontos ao cliente. Dessa forma é o chefe de cozinha que deve mostrar toda a sua habilidade, não só na preparação do prato, mas sim, na decoração dos mesmos, já que eles vão diretamente das mãos do cozinheiro para as mesas dos clientes. Esse tipo de serviço é mais elegante, pois tem toda uma sequência de serviço, como a entrada, prato principal e a sobremesa.

Embora possa parecer simples e fácil esse tipo de serviço exige do garçom muita destreza, classe, técnica profissional e certa dose de arte da representação para poder fazer uma espécie de show à mesa. Os espectadores são os clientes. Até os anos de 1980, esse tipo de serviço era considerado simples demais para ser usado em boas empresas do ramo, mas hoje é a modalidade mais usada tanto em restaurantes quanto em hotéis de todo o mundo, desde os mais sofisticados e luxuosos até os mais populares e simples, principalmente nas grandes cidades, que é muito utilizado o serviço à la carte.

Existem basicamente dois tipos desse serviço: o “simplificado” e o “sofisticado”. No “simplificado”, são usados pratos de tamanho normal, redondos ou até mesmo de outros formatos. No “sofisticado”, usam pratos de tamanho maior, cobertos com uma tampa denominada cloche. Tanto no caso do “simplificado” como no “sofisticado”, o serviço dos pratos é feito pela direita dos clientes. No serviço de pratos com cloches, estas devem ser retiradas só depois que os pratos estiverem na mesa dos clientes, valorizando assim o show do serviço à mesa.

No serviço simplificado, as etapas de execução são as seguintes:
  • Retirar os pratos da cozinha;
  • Levar os pratos para o salão (2 ou 3 na mão);
  • Aproximar-se da mesa pelo lado direito do cliente, pedir licença e colocar os pratos à sua frente;
  • Desejar (bom apetite ou bom proveito), pedir licença e se retirar.

No serviço sofisticado, podem-se considerar as etapas:
  • Retirar os pratos da cozinha;
  • Colocar os pratos cobertos com as cloches na bandeja ou transportar na mão dependendo do sistema do restaurante;
  • Aproximar-se da mesa pelo lado direito do cliente, pedir licença e colocar os pratos com as cloches à frente do cliente;
  • Tirar as cloches simultaneamente, virando-as imediatamente para cima, para que o líquido não escorra na mesa ou nos pratos;
  • Desejar bom apetite ou bom proveito e pedir licença e se retirar.

Em grandes eventos, para executar o serviço de empratado, é preciso de vários garçons para cobrir e fechar a mesa.

FONTE:  http://www.saboravida.com.br/gastronomia/2017/04/23/tipo-de-servico-empratado/

MAURICIO GOULART

“Mauricio Goulart Ferreira mora em Palmas-TO desde 2000, Administrador, Bacharel em Ciências Contábeis, MBA em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas atua nos maiores empreendimentos do setor gastronômico do estado e desenvolve projeto de consultoria e de assessoria com foco no atendimento a clientes.”

0 comentários:

 

Copyright @ 2013 Restauranter.