terça-feira, 29 de novembro de 2016

LUTO OFICIAL - O QUE SIGNIFICA?

(3793) O Restauranter:

LUTO OFICIAL - O QUE SIGNIFICA?

ENTENDA O QUE SIGNIFICA PARA O PAÍS O LUTO OFICIAL


Decisão demonstra o sentimento de pesar ou dor pela morte e define regras de hasteamento da bandeira e procedimentos no funeral.

O Luto Oficial é a forma do Brasil demonstrar o sentimento de pesar ou dor pela morte de alguém. Em regra, o presidente da República é quem decreta o período para todo o território nacional, o governador e o prefeito Municipal, para suas respectivas unidades federativas. O luto nacional acontecerá sempre que o Presidente da República decretar e no Dia de Finados (2 de novembro).
Do ponto de vista prático, o decreto do luto oficial não altera funcionamento de escolas ou de atividades públicas. 

DURAÇÃO

O período normal para luto nacional é de três dias, podendo,
excepcionalmente, ser estendido por até sete dias, quando a pessoa que morreu prestou relevantes  serviços ao País. No caso de falecimento do Presidente da República, o luto será de oito dias.

ATIVIDADES

Durante a fase é obrigatório o hasteamento da Bandeira Nacional a meio mastro, em todas as repartições públicas, nos estabelecimentos de ensino e sindicatos.
Em caso de desfile ou marcha, ata-se um laço de crepe na ponta da lança. As demais bandeiras, bandeiras insígnias, estandartes e símbolos 
permanecem também a meio mastro. As bandas de música permanecem em silêncio, exceto o tarol e o bombo que marcam a cadencia. O corneteiro realiza todos os toques previstos inclusive a marcha batida.

VELÓRIO

Durante o velório ou parte dele e no deslocamento, o caixão poderá ser coberto com a Bandeira Nacional. Não serão admitidas outras bandeiras, do Estado, Município, da entidade a que pertencia o falecido ou de seu clube de preferência. Caso sejam colocadas outras bandeiras, retira-se a Bandeira Nacional.
Antes do sepultamento, deverá a Bandeira nacional ser dobrada e entregue à família do falecido. No funeral, também é comum o governo federal colocar todos os recursos materiais à disposição das famílias dos envolvidos.

ESPECIFICIDADES PARA CHEFES DE ESTADO

Caso a morte seja de um presidente do Brasil, o velório será no salão de honra do Palácio do Planalto e as homenagens prestadas no funeral são de acordo com o cerimonial militar. As medidas vão desde a forma de posicionamento da bandeira até a quantidade de tiros de canhão. 

Fonte: Portal Brasil

MAURICIO GOULART

“Mauricio Goulart Ferreira, natural do Rio de Janeiro, mora em Palmas - TO desde 2000, atuando nos grandes empreendimentos do setor gastronômico do estado e atualmente desenvolve um projeto de consultoria e de assessoramento com foco no atendimento a clientes.”

0 comentários:

 

Copyright @ 2013 Restauranter.