TOCANTINS REALIZA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA RAIVA ANIMAL

(3724) O Restauranter:

TOCANTINS REALIZA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA RAIVA ANIMAL

Mais de 300 mil doses da vacina antirrábica animal foram disponibilizadas para realizar a campanha de vacinação contra a raiva no Tocantins. A campanha teve início na zona rural nesta segunda-feira, 15, e segue até o dia 23 de março. 

Já a vacinação dos animais da zona urbana está prevista para acontecer no dia D de Vacinação contra a Raiva Animal, no dia 27 de fevereiro. Nesta data, a vacina será disponibilizada em pontos organizados pelas secretarias municipais de saúde e nos Centros de Controle de Zoonoses (CCZ) de cada município.

 Em todo o Tocantins, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a expectativa é de que a campanha imunize 288.519 animais, sendo, pelo menos, 105.570 cães na zona urbana, 121.387 cães na zona rural e 61.562 gatos. 

Segundo o assessor técnico de Zoonoses e Animais Peçonhentos, Rodolfo Braga Barros, a vacina contra a raiva é segura e indicada para cães e gatos com idade superior a dois meses, inclusive, fêmeas prenhas ou que estejam amamentando, animais idosos e animais que estejam sob tratamento medicamentoso.

 A vacina será aplicada em dose única para todos os cães e gatos com idade acima de três meses. Os demais, segundo orientação do Ministério da Saúde, receberão um reforço vacinal 30 dias após a aplicação da primeira dose. 

Raiva 

No Tocantins, o último registro de raiva canina aconteceu em 2007 no município de Gurupi. Já os últimos casos de raiva humana foram registrados em 2002, sendo um caso no município de Arraias e outro no município de Palmeirópolis. 

A raiva é uma zoonose viral que consiste em uma encefalite progressiva aguda e letal. Todos os mamíferos são suscetíveis ao vírus da raiva e, portanto, podem transmiti-la. A doença apresenta quatro ciclos de transmissão: urbano, silvestre rural e aéreo, sendo o urbano passível de eliminação através da vacinação. 

MAURICIO GOULART

“Mauricio Goulart Ferreira mora em Palmas-TO desde 2000, Administrador, Bacharel em Ciências Contábeis, MBA em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas atua nos maiores empreendimentos do setor gastronômico do estado e desenvolve projeto de consultoria e de assessoria com foco no atendimento a clientes.”

0 comentários:

 

Copyright @ 2013 Restauranter.