ALIMENTO E CLASSIFICAÇÃO DOS ALIMENTOS

(3700) O Restauranter:

ALIMENTO E CLASSIFICAÇÃO DOS ALIMENTOS

Pirâmide Alimentar
Alimento (do latim alimentu) é toda substância utilizada pelos seres vivos como fonte de matéria e energia para poderem realizar as suas funções vitais, incluindo o crescimento movimento e reprodução. Para o homem, a alimentação inclui, ainda, várias substâncias que não são necessárias para as funções biológicas, mas que fazem parte da cultura como compostos químicos psicotrópicos, temperos, corantes e conservantes usados nos alimentos.

CLASSIFICAÇÃO DOS ALIMENTOS

Conforme alguns fisiologistas, os alimentos podem ser classificados em quatro grandes grupos: plásticos, energéticos, reguladores e vitalizantes, segundo as funções que desempenhem.

Os alimentos plásticos são aqueles que fornecem as substâncias necessárias à construção e renovação dos tecidos, da base física do corpo, incluindo a construção de novas células e a reparação das que já estão gastas e precisam ser substituídas. São a água e as proteínas.

Os alimentos energéticos, também chamados dinamogênicos ou termogênicos, são os que nos fornecem força, calor e energia. O oxigênio, as gorduras vegetais e animais, os hidratos de carbono (amiláceos, açúcares e a celulose dos tecidos vegetais), são alimentos energéticos.

Os alimentos reguladores são os que regulam o consumo do material plástico e energético no nosso organismo. Como a água, os sais minerais e as vitaminas.

Os alimentos vitalizantes são aqueles que representam papel importante na vida humana, aumentando a vitalidade do organismo e defendendo-nos de certas moléstias, conhecidas como avitaminoses ou moléstias de carência. As vitaminas são os alimentos vitalizantes.

Verifica-se que há substâncias com diversas funções, tais como a água e os sais minerais, que são alimentos plásticos e ao mesmo tempo reguladores; ou como as vitaminas, que são substâncias reguladoras e ao mesmo tempo vitalizantes.

CLASSIFICAÇÃO DOS ALIMENTOS

1. QUANTO A ORIGEM:

a) ORGÂNICOS: são os que se originam de organismos (plantas, animais e fungos).

b) MINERAIS (INORGÂNICOS): representados pelos sais minerais e pela água.

Os alimentos orgânicos ingeridos passam por um processo chamado digestão, no qual são transformados em pequenas moléculas, os nutrientes orgânicos. Esses nutrientes junto com os inorgânicos vão ser distribuídos por todo o organismo a fim de nutrir nossas células. Dentro das células, as moléculas dos nutrientes orgânicos são transformadas e transportadas para as mitocôndrias, onde, junto com o oxigênio, sofrem várias transformações químicas e liberam energia. A unidade de medida de energia é a quilocaloria (kcal) ou simplesmente caloria.

Os alimentos costumam ser avaliados pela quantidade caloria que liberam para o organismo.

Os nutrientes orgânicos são as proteínas, os lipídios (gorduras) e os carboidratos (açúcares).

2. QUANTO À FUNÇÃO:

a) energéticos: representados principalmente pelos lipídios e pelos carboidratos. São responsáveis pelo fornecimento de energia ao organismo.

b) plásticos: representados principalmente pelas proteínas. São responsáveis pela formação de nosso organismo, realizando o crescimento e substituindo as perdas que sofre.

c) reguladores: representados pelas vitaminas e sais minerais. São responsáveis pela regulação das reações químicas que ocorrem dentro das células e do material intercelular.

CARBOIDRATOS - Os carboidratos são representados pelos açúcares (glicose, frutose, sacarose, lactose) e pelo amido. Podemos encontrar carboidratos nos produtos de origem vegetal, como na cana-de-açúcar (açúcar comum ou sacarose), batata, arroz, trigo (amido) e frutos (frutose, glicose).

PROTEÍNAS - São alimentos que participam da composição de muitas estruturas do nosso corpo e de substâncias fundamentais para o funcionamento do organismo, como hormônios e anticorpos. Podemos encontrar as proteínas nas carnes (boi, porco, ave, peixe, etc.) derivados do leite (queijo, manteiga, etc.) e em vários produtos vegetais.

LIPÍDIOS - São alimentos energéticos presentes, por exemplo, em sementes, nos cocos, no leite e seus derivados e, em maior ou menor quantidade, nas carnes em geral. Em alguns casos, o óleo é retirado do fruto, como no caso da oliveira, de cujo fruto, a azeitona, é retirado o azeite, muito valorizado como tempero das saladas e no preparo de alguns pratos.

ÁGUA - A água é a substância mais abundante do nosso corpo. Ela participa da composição de todos os líquidos e todas as células de nosso organismo. Suas principais funções são o transporte de nutrientes e gases para dentro e fora da célula e regular nossa temperatura interna.

SAIS MINERAIS - Os sais minerais participam de várias estruturas do nosso organismo, como o fosfato de cálcio, presente em nossos ossos e dentes. É também importante na regulação de diversas funções, como é o caso do cálcio, que participa dos processos de contração muscular e coagulação do sangue.

Os sais minerais são encontrados na água e na maioria dos alimentos orgânicos.

Os principais sais minerais são:

· Carbonato de cálcio e fosfato de cálcio: participam na formação dos ossos;

· Cloreto de sódio e de potássio: participam na formação e funcionamento dos nervos;

· Sais de ferro: participam da constituição da hemoglobina, substância que dá a cor vermelha as hemácias.

VITAMINAS - São substâncias que auxiliam as transformações que ocorrem nas células e tecidos para a produção de energia. Além dessa função geral, as vitaminas participam de diversas funções específicas.

As vitaminas são encontradas nos alimentos orgânicos.

Uma alimentação variada e equilibrada garante ao organismo o fornecimento necessário das diversas vitaminas, evitando as avitaminoses, nome que se dá às doenças causadas por carência vitamínica.

Na tabela a seguir estão alistadas as principais vitaminas, em que alimentos ocorrem e algumas consequências de eventual avitaminose.

 Vitamina
Principais Fontes
Avitaminose
A
Laticínios e cenouras
Problemas de visão, como a cegueira noturna e problemas de pele escamosa e seca.
Complexo B
Carne, leite, ovos, cereais integrais, legumes e verduras.
Alterações no sistema nervoso, lesões na pele, anemia, fadiga, dormência.
C
Nas frutas, principalmente as cítricas (laranja, limão), algumas verduras e legumes.
Causa o escorbuto, doença que provoca inflamação e sangramento das gengivas, lesão na mucosa intestinal e fraqueza.
D
Laticínios, gema de ovo e vegetais ricos em óleos.
Causa o raquitismo, que torna os ossos fracos e defeituosos.
K
Folhas de vegetais. É produzida por bactérias que vivem em nosso intestino.
Dificuldade em coagular o sangue.


FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Alimento
FONTE: http://www.idealdicas.com/classificacao-dos-alimentos/
FONTE: http://marcelorufino.blogspot.com.br/2008/10/classificao-dos-alimentos.html

MAURICIO GOULART

“Mauricio Goulart Ferreira mora em Palmas-TO desde 2000, Administrador, Bacharel em Ciências Contábeis, MBA em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas atua nos maiores empreendimentos do setor gastronômico do estado e desenvolve projeto de consultoria e de assessoria com foco no atendimento a clientes.”

0 comentários:

 

Copyright @ 2013 Restauranter.