FRUTA PUÇÁ PRETO - JABOTICABA DO CERRADO

(3240) O Restauranter:

FRUTA PUÇÁ PRETO - JABOTICABA DO CERRADO
O puçá-preto (Mouriri pusa Gardner), também conhecido como jabuticaba-do-cerrado, é uma fruta apreciada pelos povos de parte do norte, nordeste e centro-oeste do Brasil. Seus frutos são adocicados e considerados os mais saborosos do gênero Mouriri. Suas folhas são utilizadas na medicina popular para tratamento contra úlceras, sua madeira tem utilidade apenas como lenha e carvão e a árvore é recomendada para o cultivo em pomares e no paisagismo. O presente estudo teve como objetivo a caracterização química e física do puçá-preto (Mouriri pusa Gardner), ao longo do seu desenvolvimento. Essa caracterização visou o melhor entendimento do comportamento pré-colheita desses frutos, o que pode servir de base para a decisão do melhor ponto de colheita, na adoção de técnicas adequadas de produção e conservação e no uso desses frutos para a elaboração de novos produtos, minimizando perdas. O desenvolvimento do puçá-preto é marcado pela degradação de clorofila, com consequente perda da coloração verde, aumento do teor de carotenoides com aparecimento da cor amarela na polpa, escurecimento da casca, aumento dos açúcares e amaciamento do fruto, sendo o amadurecimento a fase de modificações mais intensas. Também foi observada a redução nos compostos centesimais, vitamina C, fenólicos e minerais, exceto potássio e enxofre, em muito associada ao aumento da umidade. O puçá-preto é uma fonte potencial de vitamina C e de fenólicos e pode contribuir para a ingestão diária de minerais, principalmente o magnésio.

FONTE: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/386

MAURICIO GOULART

“Mauricio Goulart Ferreira mora em Palmas-TO desde 2000, Administrador, Bacharel em Ciências Contábeis, MBA em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas atua nos maiores empreendimentos do setor gastronômico do estado e desenvolve projeto de consultoria e de assessoria com foco no atendimento a clientes.”

4 comentários:

Unknown disse...

Boa tarde amigo,eu estou pensando em adquirir sementes desta frutifera para planta la aqui perto de casa,eu posso utiliza la no preparo de sorvetes e sucos?

Unknown disse...

Boa tarde amigo,eu estou pensando em adquirir sementes desta frutifera para planta la aqui perto de casa,eu posso utiliza la no preparo de sorvetes e sucos?

Unknown disse...

Nossa não sabia que esta fruta tão gostosa tinha todos esses benefícios. Aqui em minha Cidade elas são nativas

Anônimo disse...

Conheci essa fruta em Petrolina Pe quando criança ha 50 anos atras, nunca mais vi
Em outros estados.
Fruta muito boa minha vó comprava na feira .

 

Copyright @ 2013 Restauranter.