segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

LICORES - INFORMAÇÕES

(2092) O Restauranter informa:

LICORES - INFORMAÇÕES

Licor é uma bebida alcoólica doce, geralmente misturada com frutas, ervas, temperos, flores, sementes, raízes, cascas de árvores ou ainda cremes. O termo vem do latim liquifacere, liquefazer, dissolver. Isto se refere às misturas que se empregam na fabricação da bebida. Os licores não costumam ser envelhecidos por muito tempo, mas podem ficar algum tempo descansando até que atinjam o sabor ideal.
A descrição mais comum de licor é a de uma bebida doce, de alto teor alcoólico. Servido em pequenas taças, é ideal após as refeições.
Sua composição leva açúcar, xarope, álcool, além de frutas, plantas e ervas, que dão o sabor característico de cada bebida.
Há, porém, outras definições da bebida. Para os franceses, o licor é simplesmente um digestivo. Entre os ingleses, é um drinque específico, feito à base de um destilado ao qual se adicionou, por infusão, maceração ou redestilação, raízes, cascas de árvores, flores, frutas ou sementes.
Já para os norte-americanos, o termo significa o mesmo que para os ingleses, mas os primeiros ainda criam certa confusão ao chamar licores de “cordials”, xarope aromatizado com teor alcoólico baixo ou inexistente.

COMO SERVIR E BEBER:

O licor é um ingrediente indispensável à boa mesa e à convivência social.Deve ser bebido em cálice pequeno e sempre de pé alto – os menores do serviço de cristal. Aqui aparece um requisito importante. O cálice tem de ser branco etransparente, jamais colorido. Cálices azuis, verdes ou vermelhos, embelezam acristaleira, mas tiram a visão maravilhosa do licor, uma bebida freqüentemente colorida. O licor deve ser tomado puro, no final da refeição, depois do cafezinho,ou à tarde, em homenagem às visitas bem-vindas. No final das refeições, aspessoas se levantam da mesa, sentam-se no sofá da sala ou passam para outrapeça social da casa, a fim de tomarem o cafezinho e, em seguida, o licor. Quandoa conversa esta muito boa, pode-se oferecer o cafezinho na mesa do almoço ou do jantar, mas nunca o licor. Ele precisa necessariamente ser oferecido fora dela.E fazer isso não é tarefa da dona da casa. Cabe ao dono da casa oferecê-lo às visitas ou, então, transferir a incumbência à empregada. A bebida tem de encher ocálice até o alto, um pouco antes da borda. Finalmente, o licor deve ser bebidopuro, em pequenos goles. Alguns grandes fabricantes de bebidas, para aumentar suas vendas, aconselham que certos licores sejam tomados com gelo. Isso, porém, é heresia. O gelo não passa de água, uma substância incompatível com olicor. Quem já experimentou, sabe do que estou falando, Licor e gelo (água) nãose entendem, sobretudo em nosso paladar. Alguns licores, entretanto, podem sercortados comcognac. O Bénédictine, por exemplo, aceita a parceria.


Existem centenas de marcas de licores, mas há algumas certamente que são curiosas, outras conhecidas, entre estas temos a título de exemplo:

Fabricados na FRANÇA
Alizé Gold Passion - É composto por uma mistura refrescante de maracujá natural com o mais fino Cognac francês. Todo o sabor e aroma são extraídos das pequenas sementes da fruta, que, quando prensadas, liberam uma essência aromática cítrica. É considerado de média Graduação alcoólica 16% por vol.
Anisette - Considerado adocicado ou suave
Chartreuse - Licor frances
Cointreau - Diz-se que é o melhor licor para ser tomado, feito de laranja, em um processo na qual a fruta não pode tocar a emulsão alcóolica, devendo permanecer suspensa por um longo período enquanto desprende seu bouquet e sabor específicos. Tem como grande característica a coloração que se torna branca quando o licor é refrigerado.
Lejay Lagoute Green Apple - Licor de maçã verde francês, elaborado a partir de suco de limão e maçã verde. Possui cor transparente, límpida e delicioso aroma e sabor de maçã verde. Ideal para acompanhar sobremesas, sorvetes, bolos, iogurte natural, saladas de frutas e também como aperitivo. Servir gelado. Graduação alcoólica 22% vol.

Fabricados na ITÁLIA
Amaretto ou Amaretto Coppo Antica Receita - Elaborado segundo a antiga receita da família Coppo, com aroma de finas amêndoas e ingredientes naturais da região de Ventimiglia - - Itália - Graduação alcoólica 28% vol.
Bénédictine ou Beneditino é variado entre um doce e suave ao mais seco.
Frangelico delicioso licor digestivo com forte nuance de amêndoas.

Fabricados no BRASIL

Amabilli - Vicência - PE. Licor de banana.
Licores da Amazônia - Manaus/AM - Os licores da Amazônia são fabricados com frutos típicos da floresta Amazônica. São produzidos mais de 20 tipos de licores com sabores de diferentes frutas. A matéria prima utilizada é adquirida através de produtores da cidade de Manaus e adjacências. Os sabores são: Abricó, Açaí, Acerola, Araçá-Boi, Bacuri, Buriti, Café, Cajú, Camu-Camu, Carambola, Chichuá, Cubiu, Cupuaçu, Energético, Graviola, Guaraná, Jenipapo, Laranja, Manga, Mangarataia, Maracujá, Murici, Pitomba, Tangerina e Taperebá - Site oficial
Fogg - Gramado - RS. Tradicional licor fino, tem como sabor principal um licor de chocolate cremoso. É famosa por ser uma das mais antigas marcas nacionais, com sua produção e comércio tendo iniciado em 1930.
Musashi - Juazeiro do Norte - CE - Também conhecido como o "Licor da Sorte" fabricado pela familia Musashi C Ribeiro. É bebida refinada com toques de ervas e condimentos que tem propriedades medicinais. O fabricante mescla o prazer de degustar uma bebida requintada aos benefícios cientificamente atestados do mel, camomila, maracujá, abacaxi, côco, erva-doce, tangerina, beterraba, chá-verde, anis-estrelado, manjericão, canela, pequi, alho chinês, cravo-da-índia, babosa e outros. Trata-se do conhecimento imemorial dos povos orientais aplicado na elaboração dos “blends” mais sofisticados. E chamdo de 'licor da sorte' porque cada uma das ervas utilizadas no preparo do Licor Musashi está associada a um dos 5 elementos (terra, água, fogo, madeira, metal), atuando no equilíbrio das funções orgânicas e espirituais, de modo gradativo. Muitos dos componentes são usados, desde os tempos mais remotos, em aromaterapia, cerimônias de purificação e proteção, como ativadores da energia sexual, nos encantamentos amorosos e como facilitadores da meditação. Mas mesmo que você não acredite nestas explicações místicas, ainda assim você poderá desfrutar do aroma inigualável, do sabor diferenciado que fazem do Licor Musashi uma bebida singular.

OUTRAS MARCAS:
Amarula - África
Bols Blue - Fino exótico, com uma combinação natural de delicados aromas e sabor de frutas cítricas. É o líder mundial dos Blues Curaçaos, sendo muito apreciado e utilizado pelo seu sabor e cor exóticos. É o licor preferido no preparo de coquetéis e indispensável nos melhores bares. Graduação alcoólica 24% vol.
Cacau - Considerado suave adocicado devido a baunilha.
Creme de Menta - Varia de acordo com a cor da garrrafa.
Curaçau - Sabor cítrico.
Drambuie - A base de mel - Mais suave.
Grand Marnier - A base de laranja.
Licor Beirão - A base de eucalipto e várias ervas
Marasquino - Meio doce e meio amrgo
Strega - Sabor cítrico.
Triple Sec

FONTE: WWW.WIKIPEDIA.COM
FONTE: Economia e Utilidades Domésticas, 1 Edição, 2000 Autor: Teresa Cristina Bruno Andrade

MAURICIO GOULART

“Mauricio Goulart Ferreira, natural do Rio de Janeiro, mora em Palmas - TO desde 2000, atuando nos grandes empreendimentos do setor gastronômico do estado e atualmente desenvolve um projeto de consultoria e de assessoramento com foco no atendimento a clientes.”

0 comentários:

 

Copyright @ 2013 Restauranter.