CRIAÇÃO DO ESTADO DO TOCANTINS

(1897) O Restauranter informa:

CRIAÇÃO DO ESTADO DO TOCANTINS
Em  05 de outubro comemora-se a criação do Estado do Tocantins, ocorrido junto com a promulgação da Constituição de 1988.

Estado do Tocantins

Bandeira do Tocantins
Brasão do Tocantins
(Bandeira)(Brasão)
Lema:
Co yvy ore retama (do tupi: Esta Terra é Nossa)
Hino: Hino do estado do Tocantins
Gentílico: tocantinense

Localização do Tocantins no Brasil
Localização
- RegiãoNorte
- Estados limítrofesMaranhão (NE), Piauí (L), Bahia (SE), Goiás (S), Mato Grosso (SO) e Pará (NO)
- Mesorregiões2
- Microrregiões8
- Municípios139
CapitalPalmas
Governo2011 a 2015
- Governador(a)Siqueira Campos (PSDB)
- Vice-governador(a)João Oliveira (Sem partido)
- Deputados federais8
- Deputados estaduais24
- Senadores3


O Tocantins é uma das 27 unidades federativas doBrasil, sendo seu mais novo estado. Está localizado a sudeste da Região Norte e tem como limites o Maranhãoa nordeste, o Piauía leste, a Bahiaa sudeste, Goiása sul, Mato Grossoa sudoeste e o Paráa noroeste. Ocupa uma área de 277.620 km², pouco menor que o Equador, e ligeiramente maior que Burkina Faso e Nova Zelândia. Sua capital é a cidade planejada de Palmas. Na bandeira nacional e no selo nacional do Brasil, o Tocantins é representado pela estrelaAdhara (ε Canis Majoris).
As maiores cidades do estado são respectivamente: Palmas,Araguaína,Gurupi,Porto Nacional e Paraíso do Tocantins. Juntas, estas cinco cidades abrigavam em 2009cerca de 39,71 % da população total do estado. O relevo apresenta chapadas ao centro, ao sul e ao leste, a Serra Geral a sudeste, a Serra Traíras(ou das Palmas) ao sul, e a planície do Araguaia, com a ilha do Bananal, nas regiões norte, oeste e sudoeste. São importantes o rio Tocantins (incluindo o rio Maranhão), o rio Araguaia, o rio Javaés, o rio do Sono, o rio das Balsas, o rio Manuel Alves e o rio Paranã. O clima é tropical.

MAURICIO GOULART

“Mauricio Goulart Ferreira mora em Palmas-TO desde 2000, Administrador, Bacharel em Ciências Contábeis, MBA em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas atua nos maiores empreendimentos do setor gastronômico do estado e desenvolve projeto de consultoria e de assessoria com foco no atendimento a clientes.”

0 comentários:

 

Copyright @ 2013 Restauranter.