ADMINISTRANDO – VENDAS: CONCEITOS E FERRAMENTAS

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ADMINISTRANDO – VENDAS: CONCEITOS E FERRAMENTAS

O sucesso nas vendas é resultado de um esforço conjunto que engloba atendimento excepcional com serviço atencioso e personalizado, treinamento e conhecimento do produto ou serviço, marketing digital e offline, promoções e combos, delivery e take-away, produtos de qualidade, serviços com encantamento e um ambiente agradável. Ainda podemos agregar serviços de catering, parcerias, guias gastronômicos, fidelização de clientes, feedback e todos esses elementos contribuindo para uma experiência positiva.

Já Zoraide Franco versava com sua frase “A propaganda é a alma do negócio” uma visão que precisa ser complementada também com uma presença ativa, fotos atraentes, sites especializados, delivery, cupons de desconto e variedade, e uma variedade de opções de pagamento contribuem para mais vendas sejam realizadas.

A informatização e ferramentas de gestão são sistemas disponíveis para organizar as atividades administrativas da empresa, informando custos, receitas e acompanhando os resultados, que ofertam parâmetros para a tomada de decisões mediante um planejamento de ação eficiente.

Visando aumentar as vendas atitudes como qualidade de atendimento, treinamento de equipe, controle efetivo de estoque, cardápio organizado e atrativo de forma digital e física, ambiente harmonioso e bem decorado, são algumas das ferramentas para uma boa ação de venda.

Considerando que essas informações, ferramentas, produtos e serviços se encontram disponíveis para todos e que o mercado está cada vez mais competitivo, é coerente dizer que o maior diferencial na fidelização e concretização da venda está na capacidade da empresa e representante de encantar o cliente com a excelência do atendimento. Tendo um atendimento diferenciado, exclusivo, inclusivo, personalizado e competente a maior arma para fidelizar o consumidor de produtos e serviços.

Treinar a equipe tornando cada elemento em consultor, qualifica melhor para as vendas, apresentação dos produtos e serviços, descrevendo de forma precisa os produtos, ofertando informações relevantes, respondendo com precisão as dúvidas, proporcionará a realização de pedidos com mais efetividade, fazendo do atendimento a maior e melhor vitrine da sua empresa. Crie uma experiência de venda e atendimento para os clientes com ações especiais e atendimento personalizado.

Não descrever detalhadamente o produto e serviço de forma que o cliente consiga entender todos os itens, ingredientes e preparo, elementos e serviços a serem executados, pode causar decepção no cliente ou até mesmo uma atitude de rejeição. Saber informar sobre a harmonização dos produtos vendidos, ajuda na fidelização por meio da confiança da qualidade do atendimento.

O estoque é o calcanhar de Aquiles para o setor de vendas, trabalhar com um portifólio extenso não torna a empresa mais inclusiva, e sim atender com o máximo de opções possíveis em todos os segmentos de produtos. O controle nesse caso além de atender uma demanda financeira também auxilia na gestão para o setor de vendas, afinal produto tem validade definida e com baixa rotatividade deve ser analisado, pois o custo de armazenamento e capital é muito alto.

Ter controle financeiro dos valores, observando os preços de mercado, índices de margem de lucro ideal em relação aos custos fixos e variáveis decorrentes da estrutura da sua empresa são também elementos cruciais na gestão de vendas.

Considerando todo o exposto, uma empresa que vende produtos com preços de mercado ou melhores  que o de mercado, mas que não é transparente, que casa a venda dos produtos com serviços, que não tem uma política de relacionamento diferente do esperado, que motivem os colaboradores apenas a exclusivamente vender e não a atender a necessidade do cliente, que incite a venda desnecessária de itens, pode funcionar inicialmente, mas o mercado está tão exigente, que logo essa prática se torna de conhecimento público e a taxa de rejeição pelos possíveis clientes para a ser maior que a de aceitação.

Vender é transferir a posse de um produto ou serviço por um valor, mas nesse processo é ideal identificar as necessidades do cliente, com apresentação de técnicas e estratégias de vendas que confirmem e mantenham sua empresa no mercado.

MAURICIO GOULART

“Mauricio Goulart Ferreira mora em Palmas-TO desde 2000, Administrador, Bacharel em Ciências Contábeis, MBA em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas, Pós em Enologia e Pós em Gastronomia atua nos maiores empreendimentos do setor gastronômico do estado e desenvolve projeto de consultoria e de assessoria com foco no atendimento a clientes.”

1 comentários:

CASSIA ALMEIDA disse...

Vender vai muito além de oferecer um produto, é sobre criar uma experiência única, encantar o cliente e transformar atendimento em fidelização.

 

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