(5.859) O Restauranter:
UVAS AUTÓCTONES OU ALÓCTONES
Autóctone refere-se ao que é natural ou nativo, originárias de um determinado local, região ou país como uma espécie de planta ou animal que se originou naquela região, autóctone indicaria algo provenientes da própria terra, no sentido de apontar sua origem.
Muitas uvas são encontradas somente em seu local de origem, pela própria exigência do terroir que é a combinação de altitude, clima e solo, para que se desenvolvam plenamente, enquanto outras tem maior capacidade de adaptação e se espalharam pelo mundo tornando-se uvas do mundo todo.
Um clássico exemplo de adaptação é a uva autóctone Malbec francesa na sua origem tem como característica produzir vinhos de cor densa e intensa, com aromas de violetas e frutas negras, mas com notas herbáceas e picantes, taninos marcantes, alta acidez e potencial de longevidade.
Alóctone descreve algo de origem estrangeira ou não natural para o bioma ou território em questão, tendo sido introduzido de outra área. O termo é utilizado para descrever algo que foi introduzido em novo ambiente, como as plantas, as vinhas que não pertenciam ao ecossistema local, sendo que essa introdução pode ser intencional ou acidental.
A uva Malbec na sua versão alóctone cultivada na Argentina produz vinhos com uma coloração púrpura profunda e brilhante, com aromas e sabores de frutas negras maduras com notas florais e de especiarias, taninos macios e sedosos, tem intensidade e corpo e um paladar potente e aveludado e com final prolongado, com um toque de suavidade.
As uvas que tem fácil adaptação e são cultivadas fora das linhas de suas fronteiras são as francesas Chardonnay, Cabernet Sauvignon, Sauvignon Blanc, Malbec e Pinot Noir.
Existem mais de cinco mil castas de uvas do gênero Vitis Vinifera, aquelas que são utilizadas para a produção de vinhos finos.
0 comentários:
Postar um comentário