ADMINISTRANDO EM TEMPOS TURBULENTOS

(5.860) O Restauranter:

ADMINISTRANDO EM TEMPOS TURBULENTOS
A administração não é uma tarefa fácil de executar, requer muito mais do que empreender por exemplo. É uma tarefa que exige controle emocional, profissional, técnico e uma resiliência por parte do administrador em tempos de calmaria, agora imagine em tempos de adversidades.

Os valores do administrador nessa atividade devem ser proatividade, foco, resiliência, controle, autoavaliação, autoconhecimento, delegação de tarefas, comunicação, estratégia, empatia, otimismo, network e relacionamento.

Como estratégia administrativa tenha atitude empresarial e se mantenha atento a visão, objetivo e missão da empresa; seja flexível mas com moderação; o controle de todos os fatores é um clássico de capacidade; não tome medidas precipitadas agindo por impulso ao invés da razão; aprenda com as experiências, com os erros e acertos com igual peso; delegue tarefas para que sejam executadas e para que sobre tempo para administrar; comunique-se de forma clara, objetiva, direta e profissional mas não se esqueça do momento do feedback; saia da zona de conforto e esteja aberto a mudanças; use sua network mas principalmente peça ajuda e converse com colegas e líderes; mantenha uma atitude otimista e de confiança, inspiradora para aqueles que o cercam; e por final equilibre sua vida pessoal e profissional separando um tempo para o descanso e para seu próprio bem-estar.

Em momentos empresarias turbulentos onde falta capital de giro e a receita não é a esperada, existe a necessidade de redução de despesas desnecessárias; rever o estoque e diversificar a entrada de receitas. Corte em segmentos essenciais como atendimento, produção e qualidade, impactam diretamente o cliente/consumidor e reflete instantaneamente no nível de satisfação e bem-estar (aquele sentimento de excelência) que se procura sempre que está adquirindo algo.

Na redução de despesas os cortes devem liberar recursos, otimizar o fluxo de caixa para identificar gargalos, uma solução é reduzir o portifólio de produtos caso tenha dados relevantes e reveladores quanto as suas demandas; incentive o pagamento de forma digital e a vista que gerará uma entrada imediata de capital; negociar com fornecedores e buscar linhas de crédito que fortaleçam o financeiro, e principalmente ter uma gestão financeira eficiente, com planejamento e com a criação de um fundo de emergência.

A forma de administrar a passagem pelo período complicado da sua empresa, deve ser definido com bases nesses parâmetros, mas de forma individual e adaptada visando um amoldar e e modificar as atitudes administrativas da empresa para que a crise seja superada de forma rápida e com menor prejuízo possível.

MAURICIO GOULART

“Mauricio Goulart Ferreira mora em Palmas-TO desde 2000, Administrador, Bacharel em Ciências Contábeis, MBA em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas, Pós em Enologia e Pós em Gastronomia atua nos maiores empreendimentos do setor gastronômico do estado e desenvolve projeto de consultoria e de assessoria com foco no atendimento a clientes.”

1 comentários:

CASSIA ALMEIDA disse...

A administração realmente vai muito além de técnicas, envolve equilíbrio emocional, estratégia e adaptação. Em tempos de crise, a resiliência e a visão clara do gestor fazem toda a diferença para superar desafios.

 

Copyright @ 2013 Restauranter.