(5.728) O Restauranter:
ADMINISTRAÇÃO - LÍDERES E COLABORADORES
O binômio líderes e colaboradores nunca esteve tão ligado
quanto está atualmente, e a percepção que colaboradores devem obedecer às
regras e lideres ditam regras está com os dias contados. Atualmente a visão organizacional
tende ao trabalho em conjunto com os dois lados trabalhando lado a lado, propiciando
um ambiente motivado e evolução pessoal e profissional. A gestão visa uma
melhor interação maior entre as partes o que acaba resultando numa produção
maior e melhor.
FALTA DE LÍDERES QUALIFICADOS
A ausência de profissionais de referência, associada à falta de qualificação técnica e emocional, pode acarretar dificuldades de relacionamento entre líderes e liderados. A empresa precisa contar com gestores preparados e líderes que inspirem os demais, de modo que os colaboradores possam contar com eles.
No contexto do gerenciamento de conflitos, espera-se que gestores e líderes possam atuar como orientadores e mediadores, de modo a contribuir para a resolução dos conflitos. Portanto, é fundamental que os líderes tenham empatia, inteligência emocional e conhecimento sobre como lidar com situações conflituosas. Caso contrário, eles podem acabar tomando partido em um conflito, gerando desmotivação na equipe, dando exemplos equivocados de como agir e reagir a essas situações e, até se desgastando emocionalmente.
A falta de líderes qualificados pode gerar dificuldades de relacionamento entre líderes e liderados, o que pode impactar negativamente o ambiente de trabalho.
- Impactos da liderança ineficaz
- Baixa produtividade
- Desmotivação
- Perda de vantagem competitiva
- Fragmentação de equipes
- Aumento do absenteísmo
- Ambiente conflituoso
- Elevação de custos
- Danos à reputação
É um fator que está muito ligado à cultura organizacional. Ações de reconhecimento e respeito ao colaborador, mesmo que singelas, minimizam crises de identidade e conflitos entre ele e a empresa. Nem sempre o reconhecimento precisa estar atrelado a recompensas financeiras.
Palavras de incentivo e de gratidão ajudam a reforçar a importância daquele colaborador para a equipe e para a empresa. Valorizar suas ideias e propiciar a cultura de colaboração é igualmente importante. Às vezes, os líderes focam nos resultados, em parabenizar quando um objetivo é atingido, mas reconhecer o esforço empregado também é importante – mesmo quando o resultado não é o melhor. Tudo isso ajuda a reforçar o valor que cada pessoa tem para a empresa.
- Consequências para o colaborador
- Desmotivação e insatisfação
- Estresse, ansiedade e depressão
- Questionamento das suas competências
- Baixa autoestima e confiança profissional
- Desempenho no trabalho prejudicado
- Oportunidades de carreira impactadas
- Desligamento da empresa
0 comentários:
Postar um comentário