ADMINISTRAÇÃO - LÍDERES E COLABORADORES

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ADMINISTRAÇÃO - LÍDERES E COLABORADORES

O binômio líderes e colaboradores nunca esteve tão ligado quanto está atualmente, e a percepção que colaboradores devem obedecer às regras e lideres ditam regras está com os dias contados. Atualmente a visão organizacional tende ao trabalho em conjunto com os dois lados trabalhando lado a lado, propiciando um ambiente motivado e evolução pessoal e profissional. A gestão visa uma melhor interação maior entre as partes o que acaba resultando numa produção maior e melhor.

FALTA DE LÍDERES QUALIFICADOS


A ausência de profissionais de referência, associada à falta de qualificação técnica e emocional, pode acarretar dificuldades de relacionamento entre líderes e liderados. A empresa precisa contar com gestores preparados e líderes que inspirem os demais, de modo que os colaboradores possam contar com eles.

No contexto do gerenciamento de conflitos, espera-se que gestores e líderes possam atuar como orientadores e mediadores, de modo a contribuir para a resolução dos conflitos. Portanto, é fundamental que os líderes tenham empatia, inteligência emocional e conhecimento sobre como lidar com situações conflituosas. Caso contrário, eles podem acabar tomando partido em um conflito, gerando desmotivação na equipe, dando exemplos equivocados de como agir e reagir a essas situações e, até se desgastando emocionalmente.

A falta de líderes qualificados pode gerar dificuldades de relacionamento entre líderes e liderados, o que pode impactar negativamente o ambiente de trabalho.
  • Impactos da liderança ineficaz
  • Baixa produtividade
  • Desmotivação
  • Perda de vantagem competitiva
  • Fragmentação de equipes
  • Aumento do absenteísmo
  • Ambiente conflituoso
  • Elevação de custos
  • Danos à reputação
FALTA DE VALORIZAÇÃO DO COLABORADOR

É um fator que está muito ligado à cultura organizacional. Ações de reconhecimento e respeito ao colaborador, mesmo que singelas, minimizam crises de identidade e conflitos entre ele e a empresa. Nem sempre o reconhecimento precisa estar atrelado a recompensas financeiras.

Palavras de incentivo e de gratidão ajudam a reforçar a importância daquele colaborador para a equipe e para a empresa. Valorizar suas ideias e propiciar a cultura de colaboração é igualmente importante. Às vezes, os líderes focam nos resultados, em parabenizar quando um objetivo é atingido, mas reconhecer o esforço empregado também é importante – mesmo quando o resultado não é o melhor. Tudo isso ajuda a reforçar o valor que cada pessoa tem para a empresa.
  • Consequências para o colaborador
  • Desmotivação e insatisfação
  • Estresse, ansiedade e depressão
  • Questionamento das suas competências
  • Baixa autoestima e confiança profissional
  • Desempenho no trabalho prejudicado
  • Oportunidades de carreira impactadas
  • Desligamento da empresa

MAURICIO GOULART

“Mauricio Goulart Ferreira mora em Palmas-TO desde 2000, Administrador, Bacharel em Ciências Contábeis, MBA em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas, Pós em Enologia e Pós em Gastronomia atua nos maiores empreendimentos do setor gastronômico do estado e desenvolve projeto de consultoria e de assessoria com foco no atendimento a clientes.”

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