(5.509) O Restauranter:
As degustações são uma oportunidade única de provar vinhos de diferentes safras, regiões, castas, estilos, tanicidade, acidez e tantas outras características que ajudarão a conhecer mais profundamente essa bebida tão complexa e singular. Essa degustação pode ser de três tipos que estão classificadas como vertical, horizontal e comparativa. Na degustação vertical os vinhos são de diversas safras do mesmo produtor, enquanto que na horizontal os vinhos são da mesma uva, safra e região porém com produtores diferentes. A mais comum é a degustação comparativa que envolve a prova de diferentes vinhos de regiões, safras ou castas de uvas. Nesse terceiro tipo de degustação o intuito é explorar as diversidades dos vinhos e aprimorar o paladar e preferência pessoal.
No momento da degustação é importante que não se encha a taça para que possa dissipar os aromas e propiciar um melhor exame olfativo. A quantidade recomendada para servir na taça é de 1/5 ou 1/4 do volume, o que permitirá a percepção dos estímulos olfatórios com maior facilidade.
CLASSIFICAÇÃO DOS AROMAS
Aromas Primários
São aromas provenientes das uvas, exemplo de uvas muito aromáticas: a Moscatel
e a Gewürztraminer, o aroma primário dessas uvas pode ser encontrado.
Aromas Secundários
Em geral, são provenientes de muitas substâncias formadas durante o processo de
fermentação. Constituem os aromas predominantes nos bons vinhos. O mais comum é
o do álcool.
São aromas ditos "evoluídos" e constituem o chamado buquê que existe nos bons vinhos tintos e em alguns brancos de excepcional qualidade.
0 comentários:
Postar um comentário