UVAIA - TRUTA EXÓTICA

(3643) O Restauranter:

 UVAIA - TRUTA EXÓTICA 
 
A uvaia (Eugenia pyriformis) é uma árvore encontrada na Mata Atlântica, Argentina e Paraguai. Possui frutos amarelos ou alaranjados de polpa e casa delicada. Sua safra se dá de setembro a janeiro. Por ter a polpa e a casca muito delicadas oxidam rapidamente e ressecam com facilidade, por isso não é um fruto muito encontrado em supermercados. 

A uvaia é rica em vários nutrientes dentre eles a quantidade de compostos fenólicos totais é bem significativa. Esses compostos são responsáveis pela ação antioxidante da fruta, ou seja, impedindo a proliferação e ação dos radicais livres no organismo. O excesso de radicais livres pode levar a doenças crônicas e aumentar o risco de câncer. 

Um dos compostos mais importantes em frutas cítricas como a uvaia é a vitamina C (ácido ascórbico). Esta vitamina e fundamental para a produção e manutenção do colágeno, cicatrização de feridas, aumenta a imunidade, diminui a suscetibilidade a infecções, aumenta a absorção de ferro dos alimentos de origem vegetal, dentre outras funções. Segundo estudos realizados no Brasil o teor de Vitamina C da uvaia varia entre 33 e 39,5 mg a cada 100 gramas da fruta. Considera-se como mínimo a ser ingerido 1000mg ao dia de vitamina C.

A uvaia dentre outros frutos amarelos alaranjados apresenta a maior quantidade de carotenoides (beta caroteno), aproximadamente 10mg em 100g da fruta fresca. Entre seus benefícios, o betacaroteno está relacionado com a melhora da acuidade visual, imunidade, prevenção do envelhecimento precoce, melhora da saúde da pele e das unhas e protege contra a ação dos raios ultravioletas.

Além disso, estudos apontam que a polpa da uvaia apresenta a cada 100 gramas:
-37,6 calorias;1,7 g de proteína;0,4 g de lipídeos totais;10,0 mg de cálcio;15,0 mg de fósforo;2,6 mg de ferro;0,04 mg de vitamina B1;0,04 mg de vitamina e B2.

Por ser um fruto de baixa caloria e com muitos nutrientes recomendamos seu consumo, mas sem abdicar de outras frutas. Por conter vitaminas C e A em sua maior proporção recomendamos que o consumo seja feito in natura, as polpas congeladas podem perder essas vitaminas pela oxidação.

O consumo dos frutos da uvaia é seguro e já bem estudado, já existem alguns produtos como iogurtes sendo desenvolvidos com polpa da fruta. Quanto a utilização das folhas da uvaeira recomenda-se cautela ao utilizar esse "chá" uma vez que ainda não existem estudos que comprovem a sua eficiência na saúde.

Por fim, vale ressaltar que ainda há dificuldades na produção de mudas de uvaia pela carência de sementes. Na literatura só foram encontrados registros de pomares experimentais, mas nenhum implantado para produção de sementes ou para produção comercial desses frutos. Por isso, tome cuidado ao comprar, muitas vezes por não ser uma fruta muito conhecida o consumidor pode ser enganado na hora da compra.

O consumo de outras frutas e legumes ricos em compostos fenólicos e vitaminas antioxidantes deve fazer parte do cardápio de uma alimentação saudável uma vez que são de fácil acesso e podem ser consumidos diariamente (cenoura, manga, abobora, goiaba, acerola, pimentões, laranja, dentre outras).

*Artigo elaborado com a participação da nutricionista Karina Valentim, da clínica Patrícia Bertolucci Consultoria em Nutrição.

MAURICIO GOULART

“Mauricio Goulart Ferreira mora em Palmas-TO desde 2000, Administrador, Bacharel em Ciências Contábeis, MBA em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas atua nos maiores empreendimentos do setor gastronômico do estado e desenvolve projeto de consultoria e de assessoria com foco no atendimento a clientes.”

0 comentários:

 

Copyright @ 2013 Restauranter.