CONQUISTAR UM NOVO FREGUÊS É MAIS CARO QUE MANTER UM ANTIGO

(3455) O Restauranter:

CONQUISTAR UM NOVO FREGUÊS É MAIS CARO QUE MANTER UM ANTIGO

Empresários que administram lojas ou prestadores de serviços têm como uma das principais preocupações aumentar ou manter um número positivo de vendas mensais. Além disso, é preciso colocar entre os objetivos maneiras de fidelizar o cliente.

Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o desafio é fazer com que os fregueses não apenas comprem o produto ou utilizem o serviço de vez em quando, mas que o façam de forma constante. Veja, a seguir, dicas de como fidelizar sua clientela.

Para suprir as necessidades do freguês e evitar decepções, a primeira dica é conhecê-lo bem. É importante manter um cadastro organizado e atualizado com dados que definirão o seu perfil socioeconômico. Segundo o Sebrae, a partir desses dados é possível surpreender o cliente ajustando sua expectativa aos produtos e serviços oferecidos.

Uma forma de conseguir informações sobre necessidades, preferências, hábitos de consumo e exigências particulares é realizar uma promoção em que o cliente preencha uma ficha com seus dados em troca da possibilidade de concorrer a um prêmio.

Criar promoções, sorteios, mandar informações sobre novos produtos ou serviços de acordo com o histórico de compras do cliente são diferenciais que pesam na hora do cliente optar por uma ou outra empresa. Conforme o Sebrae, isso ajuda a estreitar o relacionamento entre empresa e público.

É preciso oferecer uma boa experiência de compra, ou seja, o freguês precisa encontrar uma loja com ambiente agradável, com os produtos bem dispostos nas prateleiras, com as promoções identificadas. “Os atendentes precisam estar bem vestidos, serem educados e, parece simples, mas chamar o cliente pelo nome é muito importante também”, afirma Juedir Teixeira, consultor de varejo.

“Antigamente diziam que vendedor bom era aquele que vendia qualquer coisa. Hoje em dia queremos aquele que identifica a necessidade do cliente”, diz Juedir Teixeira, consultor de varejo. Ele afirma que é preciso conhecer as características do produto para estar apto a falar sobre suas qualidades e funcionalidades.

Uma vez identificados os problemas que geraram mal-estar no cliente, é necessário buscar as suas causas para encontrar soluções. A maior parte dos problemas é solucionada com o simples ajuste dos processos de trabalho da equipe ou com a melhoria da qualidade dos produtos comercializados.

“Não se faz varejo sem pessoas. É preciso investir em qualificação”, afirma Juedir Teixeira, consultor de varejo. A qualidade do produto é importante, mas o grande diferencial é a experiência de compra proporcionada pelo vendedor. Segundo o consultor, isso é o que leva um empreendimento ao sucesso ou ao fracasso.

Mesmo após a aquisição do produto ou serviço é importante dar atenção ao cliente, segundo Juedir Teixeira. “Levar o freguês até o caixa e agradecer também fazem parte do processo de compra e esse é um dos caminhos a ser seguido se o empresário deseja fidelizar o cliente.”

As redes sociais são ótimos canais de comunicação e engajamento já que grande parte da população está conectada a pelo menos uma delas. Entretanto, é importante usar ferramentas como o Twitter e o Facebook da maneira correta, ou seja, publicar conteúdos leves, com textos curtos e, preferencialmente, acompanhados de fotos.

Segundo o Sebrae, conhecer o público-alvo aumenta as chances do empreendimento executar um programa de marketing mais eficaz e rentável. As informações proporcionam aos gestores a capacidade de diferenciar os clientes reais, separando-os em públicos, grupos ou mesmo indivíduos.

Fonte: http://br.msn.com/ 

MAURICIO GOULART

“Mauricio Goulart Ferreira mora em Palmas-TO desde 2000, Administrador, Bacharel em Ciências Contábeis, MBA em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas, Pós em Enologia e Pós em Gastronomia atua nos maiores empreendimentos do setor gastronômico do estado e desenvolve projeto de consultoria e de assessoria com foco no atendimento a clientes.”

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