(982) O Restauranter informa:
Criada para ser a capital definitiva do estado do Tocantins, sediando os órgãos administrativos, Palmas completará 21 anos de vida, nesta quinta feira, dia 20 de maio, com muita coisa para mostrar.
A maior cidade do estado do Tocantins, na região Norte do Brasil, planejada para ser a capital o município está localizado no centro geográfico do estado, com uma área de 2.465 Km², e é uma das cidades mais arborizadas do país. Com clima tropical e duas estações bem definidas, verão chuvoso e inverno seco.
O local em que seria construída a capital foi definido em 28 de janeiro de 1989, no governo de Siqueira Campos. A construção de Palmas começou no dia 20 de maio de 1989, data do lançamento da Pedra Fundamental.Torna-se capital definitiva de Tocantins em 1º de janeiro de 1990, após a transferência da capital provisória, Miracema. A instalação de Palmas só foi possível com a transferência da sede administrativa do município de Taquaruçu para Palmas, tornando o prefeito eleito de Taquaruçu, Fenelon Barbosa, o primeiro prefeito de Palmas. Com esta decisão, Taquaruçu do Porto transformou-se em Distrito de Palmas, assim como Taquaralto e Canela.
O nome Palmas foi escolhido em homenagem a Comarca de São João da Palma, sede do primeiro movimento separatista da região instalado em 1809 na barra do rio Palma com o rio Paranã. Seu território é formado pelo desmembramento de parte dos municípios Porto Nacional e Taquarassu do Porto, a leste do povoado do Canela.. O grande número de palmeiras, espécie nativa da região, foi outro fator que influenciou na escolha do nome.
VERDE:
Considerada pela Sociedade Brasileira de Arborização uma das cidades mais arborizadas do país, Palmas produz 1 milhão e 500 mil mudas de plantas ornamentais por ano, plantadas em canteiros, jardins e parques. Para preservar o verde característico do município, a prefeitura dispõe de um serviço de transporte das plantas em idade adulta do seu habitat para ruas e avenidas. Essa iniciativa resulta num ganho de até dois anos em termos de arborização, proporcionando um clima agradável.
ATRATIVOS:
A cidade oferece vários pontos turísticos: o Parque Cesamar, a Praia da Graciosa, a Praia da Prata, as cachoeiras da região de Taquaruçu, Pólo ecoturístico de Taquaruçu, pólo ecoturístico da Serra do Lajeado e lago de Palmas, entre outras. São mais de 2500 km de praias fluviais e matas de grande beleza. Destaque para a Reserva Ecológica de Lajeado e a Praia Mona.
O Espaço Cultural de Palmas abriga o Teatro Fernanda Montenegro, a Sala Sinhozinho, a Biblioteca Jaime Câmara, o Centro de Criatividade, a Grande Praça e a Secretaria Municipal de Cultura.
Monumentos que contam a história de Palmas; Palácio Araguaia, a Praça dos Girassóis, o Palacinho, o Cruzeiro, o Monumento à Lua, a Casa Suçuapara, a Capela de Santa Rita de Cássia, a Assembléia Legislativa, o Barracão de Palha do Canela e o Memorial Coluna Prestes.
FESTAS POPULARES:
Festejos de São José, Festas juninas, Fecoarte, Fenepalmas, Carnapalmas (carnaval fora de época), Carnaval e aniversário da cidade.
PADROEIRO: São José (19 de março)
Fonte: to.gov.br
0 comentários:
Postar um comentário