(713) O Restauranter informa:
NOMES DE VINHO FORA DO COMUM
Saindo do habitual, falemos de vinhos com nomes curiosos que não seguem a estrada principal ou que, como as mulatas do Sargentelli, não estão no mapa.
- Vinho de Café (vins de café)-tintos simples, frutados, que atendem aos costumes de cidades interioranas européias de se beber vinho em bares ou cafés.
- Vinho de Palha (vin de paille)–licoroso perfumado e longevo, elaborado com uvas passificadas depois de estendidas sobre leitos de palha para secar.
- Vinhos de Sol (vins de Soleil)–apelido carinhoso dado aos tintos de Saint Joseph, no Rhône Setentrional, pela magnífica exposição solar de suas encostas.
- Vinho de gelo (vin de glacê ou eiswein)-vinhos de sobremesa elaborados com uvas congeladas, colhidas muito tardiamente em regiões de inverno rigoroso.
-Vinho de Pedra – tradução equivocada de Steinwein, branco seco da Francônia procedente de vinhedos da localidade de Stein, palavra alemã que se traduz por pedra, mas que aqui é nome próprio.
-Vinho amarelo – tradução ao pé da letra de Vin Jaune, branco seco do Jura, na França, com a cor amarelo-âmbar deriva ao prolongado amadurecimento em barrica.
-Vinho verde – denominação dos vinhos brancos e tintos, elaborados no Minho, em Portugal, e que devem ser bebidos verdes, e não maduros, antes que percam sua discreta e refrescante efervescência.
0 comentários:
Postar um comentário