O VALE DE SÃO FRANCISCO

(413)O Restauranter informa:
.

O VALE DO SÃO FRANCISCO

Em torno do eixo Petrolina - Juazeiro o vale do Rio São Francisco apresenta terrenos planos, na altitude de 400 metros, com paisagem típica da caatinga. Localizado fora da faixa apropriada para o cultivo de uvas viníferas, o semi-árido apresenta baixa pluviosidade (menos de 500 mm) e forte insolação. O cultivo tornou-se possível graças à irrigação controlada com a água do rio. Seus solos areno-argilosos permeáveis têm se mostrado adequados para a aclimatação de videiras como Moscatel, Cabernet Sauvignon e Syrah. Na localidade de Santa Maria da Boa Vista, no lado pernambucano, a empresa Vinibrasil elabora vinhos tintos, roses, brancos e espumantes da linha Rio Sol. No município de Casa Nova, no lado baiano, as empresas Miolo e Lovara produzem brancos secos, brancos doces, tintos e espumantes da marca Terranova. Sem deixar de lado a marca Boticelli, pioneira de Santa Maria, onde também estão aclimatadas a Tannat, a Petit Syrah e a Ruby Cabernet. Como se vê, a geografia brasileira de vinhos finos ampliou- se e demonstra vitalidade.

Mais de uma safra por ano, pelo enólogo Luciano Manfroi.

O Vale do São Francisco possui uma área de 640.000 Km2 distribuída em 503 municípios. A região do Submédio São Francisco se estende de Remanso até Paulo Afonso (BA) e possui clima semi-árido tropical, com área de 230 mil hectares irrigáveis. Na região, a viticultura é desenvolvida sob características climáticas que a distingue das tradicionais.

A cultura da videira, tanto para o consumo in natura quanto para a produção de vinhos, tem apresentado resultados satisfatórios em área plantada e rentabilidade. O consumidor de vinhos também tem se mostrado receptivo a produtos com origens - e características - diferentes. Fatores como nove meses de estiagem, alta luminosidade e baixa umidade relativa do ar garantem a produção de mais de uma safra por ano, dando ao país vantagens competitivas frente aos mercados externos.

Os indicadores da vitivinicultura no Vale do Submédio São Francisco revelaram que em 2005 a região contava com o cultivo de 400 ha de videiras, com uma produção aproximada de seis milhões de litros de vinhos finos e derivados. As variedades tintas cultivadas são Shiraz, Cabernet Sauvignon, Alicante Bouschet, Ruby Cabernet. Entre as brancas destacam-se Moscatéis, Chenin Blanc, Sauvignon Blanc, Moscato Canelli. No entanto, outras variedades estão testadas para a elaboração de vinhos, como Grenache, Barbera, Tempranillo, Trincadeira, Petit Verdot, Periquita, Flora, Colombard, Malvasia Bianca e Muscadelle.

fonte: http://revistaadega.uol.com.br//Edicoes/

MAURICIO GOULART

“Mauricio Goulart Ferreira mora em Palmas-TO desde 2000, Administrador, Bacharel em Ciências Contábeis, MBA em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas atua nos maiores empreendimentos do setor gastronômico do estado e desenvolve projeto de consultoria e de assessoria com foco no atendimento a clientes.”

0 comentários:

 

Copyright @ 2013 Restauranter.