ARARUAMA - RJ

O Restauranter informa:

Nasci em Niterói, mas cresci em Araruama, e vou falar um pouco desta cidade que agora se encontra em evidência graças a notoriedade do participante do BBB9 Max.
Araruama - RJ

Araruama é um município brasileiro do Estado do Rio de Janeiro. Localiza-se a 22º52'22" de latitude sul e 42º20'35" de longitude oeste, a uma altitude de 15 metros. A população estimada em 2008 pelo IBGE foi de 107.285 habitantes.
As principais datas comemorativas são aniversário da cidade no 22 de janeiro e o padroeiro da cidade, São Sebastião, no dia 20 de janeiro.
Estende-se por uma área de 635,4 km², marcados por planícies e alguns lagos, entre os quais a Lagoa de Araruama e a Lagoa de Juturnaíba – esta situada entre os municípios de Araruama e Silva Jardim,a uma distância de 12,5 km do centro da localidade de São Vicente de Paulo.
O IBGE estima em 2008 uma densidade habitacional de 155,1 hab/km2, estando a cidade localizada numa região de clima tropical.

Os principais indicadores apontam os seguintes resultados:
IDH – 0,756 (49°) PNUD/2000
PIB - R$ 721.957 mil IBGE/2005
PIB per capita – R$ 7.389,00 - IBGE/2005

São bairros ou distritos, as seguintes localidades principais: Centro de Araruama, Morro Grande ,São Vicente de Paulo ,Praia Seca e Iguabinha.

Os principais pontos turísticos são: Praia da Pontinha, Praia das Bananeiras, Praia das Espumas, Praia de Araruama , Praia de Iguabinha / Peró, Praia de Massambaba ( Oceânica ), Praia de Paraty ou Praia do Barbudo, Praia do Areal, Praia do Coqueiral, Praia do Gavião, Praia do Hospício, Praia do Ingá ou Praia do Tomé, Praia do Vargas (Oceânica),Praia dos Amores, Praia Lake View, Praia Novo Horizonte, Restinga e Praia de Massambaba, Baía de Jacuacanga, Lagoa de Araruama, Lagoa de Juturnaíba.
.
História:

O município de Araruama foi ocupado de forma intensa pelos índios Tupinambás, populações horticultoras e ceramistas de origem amazônica, que deixaram marcante presença de suas aldeias desde tempos pré-coloniais. Urnas funerárias, tigelas pintadas, além de uma grande variedade de formas cerâmicas utilitárias são exemplos do que pode ser encontrado nos diferentes sítios arqueológicos da região. As aldeias já pesquisadas, Morro Grande, em particular, com data de 2.200 anos, estão entre as mais antigas ocupações desse grupo Tupi em território nacional.
O local que atualmente corresponde ao município de Araruama integrava a capitania de São Vicente, doada a Martim Afonso de Sousa, ainda no Brasil Colônia (1534), mas as primeiras notícias sobre a ocupação do território foram dadas em 1575 através da expedição do governador do Rio de Janeiro, Antônio Salema, que ia para Cabo Frio e dizimou centenas de franceses e indígenas.
Os registros sobre o território de Araruama datam de 1615, em conseqüência da fundação da atual cidade de Cabo Frio, a qual veio promover o reconhecimento do rio São João e da lagoa de Araruama.
Em 1626, as terras de Araruama integravam as sesmarias doadas a Manuel Riscado que implantou uma serraria utilizando o pau-brasil e outras madeiras de lei.
Através do edital de 10 de janeiro de 1799, foi criada a freguesia de São Sebastião de Araruama, que pertenceu ao município de Cabo Frio até 1852, quando por Lei Provincial nº 628, passou a integrar o município de Saquarema.
Em 6 de fevereiro de 1859, a freguesia de São Sebastião de Araruama foi elevada à categoria de Vila de Araruama devido à extinção da Vila de Saquarema.
A elevação de Araruama à categoria de cidade verificou-se em 22 de janeiro de 1890 através de decreto do governador Francisco Portela.
O hino da cidade de Araruama foi incorporado à história da cidade em 1999 pelo compositor Pedro Paulo Pessoa Pinto. O Hino do município é hoje conhecido por muitos araruamenses. Sua letra simples e significativa, marca a todos que a ouvem pela primeira vez.

HINO DE ARARUAMA:

Araruama, tens paisagens tão lindas
Araruama, tens belezas infindas
Araruama, o teu sol que seduz
Sob o teu céu que é o mais estrelado
Se formam noites azuis.
Os teus lagos de águas dolentes
Prateados de raro esplendor
Dão otimismo aos indiferentes
E o ambiente para o amor.

O BRASÃO: O atual brasão heráldico do Município de Araruama é um dos raros exemplos do escudo em sua forma clássica, também designado como sanífico ou francês. Não se sabe se o idealizador desse Brasão desconhecia a forma do escudo português, adotado na Heráldica do nosso país devido às origens históricas, ou se pretendeu fazer uma alusão aos franceses que nos séculos XVI e XVII, estiveram na Região dos Lagos.
As quatro estrelas de cinco pontas representam cada um dos distritos de Araruama: o distrito sede (centro da cidade), Morro Grande, São Vicente de Paulo e Praia Seca. O cocar indígena e as flechas cruzadas em aspa (formando um "X") evocam os índios. O moinho de vento e o monte de sal simbolizam o mais tradicional e característico produto do município. O peixe, em campo de ouro, representa também um dos principais produtos de Araruama, graças à piscosidade da Lagoa e do litoral. As datas de 1859 e 1890 rememoram, respectivamente, a criação da antiga Vila de São Sebastião de Araruama e a sua elevação à categoria de cidade. A coroa mural de cinco torres é o atributo heráldico à cidade.


O primeiro brasão foi criado em 6 de fevereiro de 1859 em decreto firmado em 10 de junho de 1935 pelo Prefeito Mario dos Santos Alves.

A BANDEIRA:

Lagoa de Araruama:

A Lagoa de Araruama é a maior fonte de recursos naturais para a economia do Município. É considerada o maior atrativo natural da região e é a segunda melhor raia do mundo para a prática de esportes náuticos - 192 km de perímetro e 220 km de área. Apresenta alto teor de salinidade devido a sua pouca profundidade (variável de 1 a 3 metros) e a conseqüente evaporação aliada ao baixo índice pluviométrico. A Lagoa de Araruama, a maior do mundo em hipersalinidade permanente – vai continuar emoldurando com sua beleza em azul a região costeira fluminense.
Está localizada entre a Rodovia Amaral Peixoto (KM 106) e a Restinga de Massambaba, uma extensa faixa arenosa com 50 km de extensão que a separada do Oceano Atlântico. A Lagoa de Araruama banha os municípios de Saquarema, Araruama, Arraial do Cabo, São Pedro da Aldeia, Iguaba Grande e Cabo Frio. Ao seu redor encontramos as lagoas de Pitanguinhas, Vermelha e Pernambuca, todas localizadas na Restinga de Massambaba, compõem o complexo hidrográfico lacustre da Lagoa de Araruama.
Possui um grande corpo d'água com saída para o mar atraves do canal do Itajuru. É separada do Oceano Atlântico por extensos cordões litorâneos, compondo a restinga de Massambaba.
Muito embora seu nome seja Lagoa de Araruama, trata-se na verdade de uma laguna, pois suas águas comunicam-se com o mar (na Praia do Forte) através do Canal do Itajuru na Cidade de Cabo Frio.
Muito embora seu nome seja Lagoa de Araruama, trata-se na verdade de uma laguna, pois suas águas comunicam-se com o mar (na Praia do Forte) através do Canal do Itajuru na Cidade de Cabo Frio.
As margens destas lagoas localizam-se diversas indústrias de extração de sal - as salinas. Algumas delas são abertas a visitação e conhecimento do processo de produção do sal. A sua história econômica está relacionada à extração de sal (pela elevada salinidade de suas águas), à pesca (principalmente tainha, carapeba, carapicu e camarões) e à extração de moluscos para moagem.

A extração do sal foi de vital importância para o desenvolvimento de Araruama, tanto que no brasão do município figura um monte de sal cristalizado.

É considerada uma das melhores raias de vento do país, sendo procurada para a prática de esportes náuticos, como o windsurf e o kitesurf.

Araruama recebeu a etapa final do Circuito Região dos Lagos de Windsurf 2008 (CRLW), que aconteceu na praia das Virtudes, em Praia Seca. Segundo os organizadores, este evento já se caracteriza como o maior evento no Brasil com seu número recorde de inscritos, sendo citado até internacionalmente pelo seu teor técnico e seu alto nível de organização e informatização. Nos moldes do Defi, competição internacional, porém em uma escala nacional.

A cidade de Araruama, na Região dos Lagos, RJ, comemorou seus 150 anos com muito velejo, na regata de longa distância que foi realizada cruzando a lagoa duas vezes, montando a Upwind e chegando no mesmo local da partida. Cerca de 70 velejadores do Rio de Janeiro e estados vizinhos, como Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo.

Sistema de tratamento de esgoto inovador limpa a Lagoa de Araruama.

Biólogos, acadêmicos de engenharia florestal, gestores ambientais e até advogados integrados a comitês de bacias do Rio de Janeiro, Bahia e Minas Gerais se surpreenderam com os resultados obtidos com o tratamento de esgoto na Lagoa de Araruama, na Região dos Lagos. A recuperação da lagoa, a partir da implantação pela Prolagos do sistema de coleta e tratamento de esgoto em "tempo seco" foi o tema da visita técnica de uma comissão multidisciplinar à Região dos Lagos, por sugestão do Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ). O grupo participante do Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, no Rio de Janeiro, foi conhecer como funciona o sistema nos municípios da região.

O sistema de captação e tratamento de esgoto em "tempo seco", implantado a partir de 2003, vem sendo citado pelas instituições estaduais de recursos hídricos como exemplo de recuperação ambiental, devido à melhora visível da Lagoa de Araruama, que apresentava um alto grau de poluição. À época, a concessionária adotou o sistema em "tempo seco" por decisão de órgãos fiscalizadores como Ministério Público, prefeituras, CILSJ, Comitê de Bacia Lagos São João e outras entidades e instituições, que perceberam ser o mais viável para recuperar e salvar a lagoa da degradação ambiental a curto prazo.

Cabo Frio – Hoje, a Lagoa de Araruama voltou a ser a menina dos olhos dos pescadores e extrapola a questão ambiental, com reflexos socioeconômicos positivos nas cidades de São Pedro da Aldeia, Iguaba e Araruama. Praias da lagoa, que num passado recente, afugentavam os banhistas por causa da água suja, com o tratamento do esgoto e mais a dragagem do canal de Itajuru, estão com águas cristalinas e voltaram a ficar lotadas de moradores e turistas nos dias de sol.

A comissão visitou as Estações Elevatórias São Bento e Excelsior, respectivamente no Boulevard Canal e na Praia das Palmeiras, em Cabo Frio, onde recebeu informações técnicas sobre o funcionamento das válvulas flap e das comportas automatizadas. Na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de São Pedro conheceu todas as etapas da coleta e tratamento terciário do esgoto, num processo totalmente biológico.

A analista ambiental e de gestão de território do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Camilla Aquino, que integrou a comissão em visita às unidades da Prolagos, explica que fez questão de ver de perto o sistema em "tempo seco".

"Notamos que a diminuição da poluição também beneficiou a fauna da lagoa", observou.

Mirante da Paz

Localiza-se sobre o morro de Itatiquara. É um passeio que merece ser feito pela linda vista que oferece - além de toda a lagoa de Araruama, as cidades de Saquarema e Cabo frio podem ser contempladas de seu cume. Fica a cinco minutos de automóvel da Rodoviária, sendo o acesso feito pela RJ-124, que liga Rio Bonito a Araruama.

MAURICIO GOULART

“Mauricio Goulart Ferreira mora em Palmas-TO desde 2000, Administrador, Bacharel em Ciências Contábeis, MBA em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas, Pós em Enologia e Pós em Gastronomia atua nos maiores empreendimentos do setor gastronômico do estado e desenvolve projeto de consultoria e de assessoria com foco no atendimento a clientes.”

0 comentários:

 

Copyright @ 2013 Restauranter.