ROLHAS DE VINHOS - DÚVIDAS & CURIOSIDADES

(4.553) O Restauranter:

ROLHAS DE VINHOS - DÚVIDAS & CURIOSIDADES

A cortiça é um tecido vegetal de milhões de células suberizadas, inertes e impermeáveis que formam uma estrutura fortemente compressível e elástica. A rolha de cortiça é um vedante natural com extraordinária eficácia. Contudo, a cortiça de menor qualidade pode manchar ou contaminar irreversivelmente o vinho que protege com tricloroanisol (TCA, ou gosto a rolha). Tudo isso para garantir que a proliferação do TCA (2,4,6 tricloroaniso), uma substância química decorrente do metabolismo de micro fungos que estraga o vinho, causando o famoso "gosto de rolha" ou "bouchonée" como é conhecido em francês.

DIVERSOS TIPOS DE ROLHAS E SUAS UTILIZAÇÕES: 

ROLHA NATURAL  -  Essas rolhas não utilizam nenhum outro material além da casca do sorbeiro já em formato cilíndrico. ROLHAS MACIÇAS são ideais para vinhos de longa guarda por permitirem uma micro oxigenação e permitem o envelhecimento do vinho.
ROLHA AGLOMERADA - As aparas das rolhas maciças são processadas e aglomeradas com cola em formato cilíndrico. São menos resistentes e mais baratas, mas vedam bem vinhos para serem consumidos entre seis meses e um ano após o engarrafamento.
ROLHA TWIN TOP - Como apresentado na imagem são rolhas confeccionadas para aumentar a durabilidade e resistência da rolha, tendo a estrutura aglomerada e extremidades de cortiça maciça.
ROLHA SILICONE -  Rolhas feitas em silicone tem como vantagens ser muito barata, não é atacada por nenhum fungo. Ela impede que o volume evolua pois não há micro oxigenação, ainda sem durabilidade desta rolha. As rolhas podem ser fabricadas em diversas cores. Os vinhos com esta rolha podem ser guardados em pé. Não há contaminação por TCA.


ROLHA SCREWCAP - Tampa de rosca ou screw cap tem qualidade de separar mais o ar do vinho preservando aromas e sabores, além de facilitar a vida na hora de abrir. Também feitas com silicone, esta rolha tem micro furinhos que permite que o vinho "respire" e evolua, mas ainda sem comprovação. Devem ser consumidos em até 02 anos após o engarrafamento. Não há contaminação por TCA.

  

ROLHA ESPUMANTE - A rolha é igual a qualquer outra rolha, só que mais gordinha. O que dá formato é a pressão que o gás carbônico dos espumantes faz empurrando-as até alcançar a "gaiola". O arame tem função de segurá-la e assim ela ganha aquele formato. A estrutura é dividida em duas partes:  interna feita de cortiça maciça e a externa feita de aglomerado para aguentar a pressão.
ROLHA DE VIDRO (VINO LOK) - Criada na República Theca tem por objetivos facilitar a abertura, mas também proteger e vedar o vinho. Raramente encontrados vinhos com essa rolha, tendo como esporádicos vinhos italianos, espanhóis e alemães. Os vinhos também podem ser guardados em pé, usados para vinhos de rápido consumo, não permite uma micro oxigenação. Não há contaminação por TCA.
  
ROLHA ZORK - Inventada na Austrália devido a reclamações de abrir as garrafas de vinho, é um tipo de vedação que por fora funciona como um lacre destacável e por dentro como uma rolha de vidro, combina tampa com rosca, muito permeável ao oxigênio, usado apenas em vinhos de consumo jovem. Não há contaminação por TCA.

  


ROLHA T CORK - Normalmente usada em vinhos como do Porto. São rolhas de cortiça natural ( ou colmatadas) em cujo topo é colocado uma cápsula (madeira, PVC, porcelana, metal, vidro ou outros materiais). Geralmente usada em vinhos ou bebidas espirituosas.

ROLHA PRO-CORK - Pro-Cork que usa cortiça natural isolada por uma membrana de 5 camadas em cada extremidade, impede a contaminação do vinho por TCA, fungo que causa "gosto de rolha" ou "bouchonée", já que não permite o contato do vinho com a rolha e assegurando a impermeabilidade, mas permitindo a aeração da bebida e sua evolução. Esta é uma alternativa que junta cortiça com sintéticos de um modo eficiente.


MAURICIO GOULART

“Mauricio Goulart Ferreira mora em Palmas-TO desde 2000, Administrador, Bacharel em Ciências Contábeis, MBA em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas atua nos maiores empreendimentos do setor gastronômico do estado e desenvolve projeto de consultoria e de assessoria com foco no atendimento a clientes.”

0 comentários:

 

Copyright @ 2013 Restauranter.