SÉRIE CASTAS SURPREENDENTES - REFOSCO

(4.508) O Restauranter:

SÉRIE CASTAS SURPREENDENTES - REFOSCO 

Refosco é uma família de uvas de pele escura. Antiga, suas origens nos levam à região banhada pelo Mar Adriático, onde estão Friuli-Venezia Giulia (nordeste da Itália), a Eslovênia e a Croácia.

Essa é uma uva cheia de boas documentações, ao longo da história. Foi admirada e citada pelo escritor romano Caio Plínio Segundo, conhecido como Plínio, o Velho. Consta, também, que era o vinho favorito de Lívia, esposa do primeiro imperador romano, Otávio Augusto.

Falando em notoriedade, estudos de DNA revelaram que Refosco tem um parentesco com Marzemino, a uva que produzia o vinho favorito de Mozart.

Nos tempos modernos, Refosco foi bastante utilizada na produção de vinhos mais simples. Mas uma recente melhoria de qualidade tem nos mostrado sua habilidade para a elaboração de vinhos mais complexos, bem como para a elaboração de vinhos com capacidade de envelhecimento.

Refosco produz um vinho relativamente encorpado, e bastante frutado. São vinhos com acidez particularmente elevada, de cor escura e densa.

Os aromas e sabores mais frequentemente associados a Refosco são os temperos apimentados escuros e as ameixas, além de uma sensação amendoada no palato.

A uva é de amadurecimento tardio, e, se for colhida cedo demais, pode produzir vinhos com taninos excessivamente agressivos.

A sub-variedade mais valorizada, dessa uva, chama-se Refosco dal Peduncolo Rosso, em função de sua haste vermelha. E a denominação de origem que, reconhecidamente, produz as melhores expressões da Refosco, é a italiana Colli Orientali del Friuli. Esses são vinhos onde encontramos uma perfeita combinação entre caráter frutado e mineralidade.

Nossas dicas de harmonização, nesse caso, são pernil de cordeiro, carne de porco, e peixes como salmão e linguado. Durante os aperitivos, é um ótimo vinho para acompanhar salames e queijos de casca dura, como parmesão e provolone.

FONTE: 

MAURICIO GOULART

“Mauricio Goulart Ferreira mora em Palmas-TO desde 2000, Administrador, Bacharel em Ciências Contábeis, MBA em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas atua nos maiores empreendimentos do setor gastronômico do estado e desenvolve projeto de consultoria e de assessoria com foco no atendimento a clientes.”

0 comentários:

 

Copyright @ 2013 Restauranter.