YUZU - A FRUTA QUERIDINHA DOS CHEFS

(4.468) O Restauranter:

YUZU - A FRUTA QUERIDINHA DOS CHEFS
Yuzu, a fruta japonesa que fez tremendo sucesso em 2019 - Getty Images

O que é yuzu, a fruta queridinha dos chefs e uma das maiores buscas de 2019

Em 2019, os brasileiros quiseram saber o que é libido, cagarra, democratização, golden shower, Shallow Now e lá, em sexto lugar nas buscas do Google, estava "o que é yuzu?". Quem acompanha o noticiário culinário já conhece essa palavra há algum tempo, mas os dados do buscador mostram que chegou a hora desta iguaria ganhar o coração - e o paladar - para um público além de chefs e bartenders.

Afinal, "o que é yuzu?" Cultivada no Japão, Coreia do Sul e China, a fruta cítrica pode ter uma carinha de limão, um jeitinho de laranja, mas conquistou a culinária destes países - e agora do mundo - com sabor bem ácido e aroma único, bem diferentes das "irmãs".
Torta de Yuzu - Getty Images
TORTA DE YUZU Imagem: Getty Images

Tsuyoshi Murakami se derrete ao falar sobre toda a importância e versatilidade do ingrediente ("só provando para entender", conta). Em uma reflexão sensorial, ele chuta o que poderia se assemelhar ao perfume do yuzu: "laranjinha kinkan, com limão siciliano e cravo". Ou seja, inimitável. Estrela nas panelas O chef também fala animado sobre receitas em que o yuzu é a sensação. Facilmente encontrado in natura nos países asiáticos, ele não é consumido como fruta, mas como elemento em sobremesas, molhos, saladas e até mesmo na decoração de pratos por sua cor chamativa. Também é com ele que se produz um dos principais molhos da cozinha japonesa, o ponzu, que combina nosso bem conhecido.

Lula com sal, pimenta, yuzu e wasabi  - Getty Images
Lula com sal, pimenta, yuzu e wasabi Imagem: Getty Images

"Cereja no bolo" dos bons drinques Yuzu foi feito para comer e também para beber. O bartender italiano Fabio la Pietra, por exemplo, abraçou o ingrediente ao criar o Victorian Fizz, do Bar do Cofre SubAstor, e conta que não há equilíbrio mais delicado e versátil de acidez que nesta frutinha. Victorian Fizz, do Bar do Cofre SubAstor Imagem: Carol Gherardi/Flair Coletivo Como na culinária, o perfil aromático marcante do produto é uma das grandes surpresas para quem prova o drinque pela primeira vez - e um dos maiores motivos para um repeteco. "Acredito que o yuzu é muito sedutor e singular. Com certeza um ingrediente que dá conforto", crava. Comandada por Yumi Shimada, Fernanda Ueno e Maíra Kimura, três mulheres de fortes raízes nipônicas, a Cervejaria Japas também espalhou um tanto de yuzu pelos copos e taças dos brasileiros. Primeiro na produção de cervejas como a sour Saw? Yuzu Leve e a NEIPA Sumô Yuzu, depois com o primeiro Highball em lata do Brasil - que tem uma versão com a fruta. "Além de ser super saborosa e intrigante, é uma fruta super rara no Brasil. É interessante que as pessoas possam conhecer novos sabores e que talvez um dia ajude a aumentar a produção dela por aqui", comenta Maíra. Como comentado pela cervejeira, alguns agricultores já plantam yuzu no Brasil, mas ainda é mais fácil encontrar e usar a fruta em pó ou pasta - que pode chegar

Murakami ainda dá um spoiler sobre o que considera o "próximo yuzu", um outro fruto, menorzinho e também perfumado (com buquê mais fechado que o yuzu). Será 2020 o ano do sudachi?


MAURICIO GOULART

“Mauricio Goulart Ferreira mora em Palmas-TO desde 2000, Administrador, Bacharel em Ciências Contábeis, MBA em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas atua nos maiores empreendimentos do setor gastronômico do estado e desenvolve projeto de consultoria e de assessoria com foco no atendimento a clientes.”

0 comentários:

 

Copyright @ 2013 Restauranter.