SAL AZUL DA PÉRSIA

(4.141) O Restauranter:

SAL AZUL DA PÉRSIA 


Azul da Pérsia é um dos mais raros e caros do mundo. Este vem das minas antigas de Pérsia e deve a sua especial coloração a uma variação natural da rede cristalina. Tem baixo teor de sódio e alto teor de potássio. Apresenta um sabor acentuado e ao final um agradável sabor picante. Pode ser usado em todos os tipos de alimentos e também como decoração.



O Sal Azul é um dos sais mais raros conhecidos sendo extraído de uma mina de sal na província Semman no Irã. A sua coloração azul ocorre durante a formação da estrutura cristalina do sal devido às grandes pressões nos depósitos de sal. Os cristais fraccionam a luz de forma inusitada e o azul resultante (que é causado por uma ilusão ótica) se torna visível.

O Sal Azul é bem sofisticado e envolvido por uma luxuosa tradição, tendo sido sempre procurado e valorizado devido à sua linda aparência e excelente sabor.

A comida feita com ele fica delicioso, uma vez que aumenta e potencia o sabor natural dos alimentos.

Este sal tem uma característica bem interessante: inicialmente dá a ideia de ser bem forte, mas, quase imediatamente, se torna mais suave deixando um sutil e agradável gosto.

HISTÓRIA

A história desse sal começa a mais de 240 milhões de anos quando as placas tectônicas começaram seu trabalho, e vastas extensões de água salgada ficaram presas nos novos continentes. Com o calor do sol essas águas secaram, formando dessa maneira imensos depósitos subterrâneos de sal, por essa razão o Sal Azul entra na categoria de fóssil e produto da pré-história.

Em 1993, os mineradores da mina de Tchehrâbâd encontraram no centro de um túnel de 45 metros, os restos de um ser humano em perfeito estado: tinha barba, cabelos longos e usava na orelha esquerda um brinco de ouro. Após análises, chegou-se a conclusão que esse ser teria 1.700 anos (final da Dinastia Arsácida e início do Império Sassanid).

Na cozinha: pode ser utilizados nos legumes no vapor, e na finalização de pratos de aves, peixes e crustáceos

Sabor: Tem um sabor forte, mas não agressivo na boca, bastante sutil e suave no gosto.

Propriedades Medicinais: O sal azul destaca-se por suas propriedades curativas em casos de asma e outros problemas pulmonares e justamente por conta desses benefícios, foi construído um sanatório de luxo com o objetivo de curar os enfermos na mina de Duzdagi (Azerbaijão), oficialmente a mais antiga mina conhecida da Humanidade.

MAURICIO GOULART

“Mauricio Goulart Ferreira mora em Palmas-TO desde 2000, Administrador, Bacharel em Ciências Contábeis, MBA em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas atua nos maiores empreendimentos do setor gastronômico do estado e desenvolve projeto de consultoria e de assessoria com foco no atendimento a clientes.”

0 comentários:

 

Copyright @ 2013 Restauranter.