RECEITA DE HOMUS CASEIRO, PERFEITO E SABOROSO

(3742) O Restauranter:

RECEITA DE HOMUS CASEIRO, PERFEITO E SABOROSO

INGREDIENTES:

2 xícaras do menor tipo de grāo de bico possível (8mm ou menor)
1 xícara de Tahine Zeeny (cru. não pronta)
Suco de 1-1.5 Limão siciliano (juntos com a polpa dele)
2-3 dentes de alho amassado
0.75-1 colher de chá de Cominho
1 colher de chá de Bicarbonato de sódio
Sal
Para a apresentação: Salsa, Azeite
Opcionais: Páprica doce, Cominho e Pinholes.

INSTRUÇÕES:

Lave os grãos muito bem. Tire qualquer grão que não pareça bom para você: qualquer grão preto, feio, ou sujo.
Ponha água sobre os grãos, mexa-os bem e jogue a água fora. Repita esse processo até a água ficar clara e transparente. Adicione o Bicarbonato de sódio. Mistura bem e deixe descansar a noite toda.
No dia seguinte, jogue a água, lave bem os grãos do bico do bicarbonato de sódio.
Cubra de novo com água e deixe os grãos de bico de molho por mais algumas horas. Se estiver calor, coloque os grãos dentro da geladeira, para não estragar.
Ferva a água e tire toda a espuma que vai aparecer. Tire até não aparecer mais.
E muito importante!! Nessa fase você vai precisar ficar perto da panela, porque que o Homus vai criarmuita espuma! Para quem que vai usar panela de pressão, lembre-se: não tampe a panela até a espuma toda acabar!
Tampe a panela e cozinhe os grãos por 45 min - uma hora (se for panela comum), ou 20 -30 minutos (se for panela de pressão), até os grãos ficarem tāo macios, que você possa amassá-los com seus dedos.
Desligue o fogo e deixe esfriar completamente.
Coloque os grãos no processador de alimentos, junto com o tahine, alho, sal e cominho e processe tudo junto. Se quiser, no começo, quando vocês ainda não estiverem acostumados com o processo, coloque poucos temperos (alho, sal e cominho), e adicione devagar até chegar ao resultado desejado.
Coloque tudo em recipiente bem fechado, que não vai deixar ar entrar.
Na hora de apresentar esse patê maravilhoso para seus amigos, decore o prato com azeite, salsa picadinha, cominho, páprica doce e pinholes fritos.

Para o que serve o Bicarbonato de Sódio? 

O impacto principal do bicarbonato de sódio é que ele amacia os cereais/grãos e encurta o tempo de cozimento.
Além disso, ele quebra os oligossacarídeos (hidratos de carbono), um composto encontrado em conchas que seu corpo não consegue digerir, e é a principal causa de problemas de gases depois de comer homus (essa sensação que você está estufando).

DICAS CREMOSAS

Tamanho dos grãos. Sempre compre os menores grãos possíveis. Os menores são menos aguados e contém mais sabor. Os grãos maiores são para sopa ou salada 
Textura. Casca dos grãos mais lisa = textura mais homogênea para seu Homus.
Impacto da Panela que você vai usar. Se você quiser Homus mais caseiro, mais grosso, menos homogêneo, que você possa sentir os pedaços de grãos de bico, use panela comum.Se você quiser uma textura mais cremosa, mais homogênea, use panela de pressão.
Cascas. Sempre é bom tirar, cerca de 60% das cascas dos grãos, mas isso é necessário se você usar panela comum.Já a panela de pressão deixa as cascas bem transparentes, quase imperceptíveis.
Água – Água mais dura vai aumentar o tempo de cozimento.
Nunca jogue fora a água do cozimento!! Essa água é ouro!! Ela contém todos os sabores que foram liberados durante o processo de cozimento. Use essa água para a receita, e depois, se for necessáario, use água normal.
Os Temperos. Vocês sempre vāo precisar corrigir os sabores no dia seguinte, adicionar um pouquinho de suco de limāo, alho, sal e cominho.
A qualidade do recipiente em que você guardar vai determinar o tempo de vida do seu Homus. Normalmente Homus dura na geladeira 7-10 dias.

fonte: http://www.saboresdeisrael.com.br/receitas/homus.html

MAURICIO GOULART

“Mauricio Goulart Ferreira mora em Palmas-TO desde 2000, Administrador, Bacharel em Ciências Contábeis, MBA em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas atua nos maiores empreendimentos do setor gastronômico do estado e desenvolve projeto de consultoria e de assessoria com foco no atendimento a clientes.”

0 comentários:

 

Copyright @ 2013 Restauranter.