DIA DE REIS

(3698) O Restauranter:

DIA DE REIS - 06 DE JANEIRO

O ato de desmontar os enfeites de Natal no Dia de Reis, comemorado neste dia 6 de janeiro, virou uma tradição aos povos do Ocidente e de de fé Católica. Entretanto, o costume não é realmente uma "obrigação" conforme se imaginava. 
De acordo com o frei Rozântimo Antunes Costa, do Santuário Santo Antônio do Valongo, em Santos, a desmontagem da árvore, do presépio e de outros acessórios natalinos não precisa, obrigatoriamente, ocorrer no sexto dia do ano, quando, segundo a tradição cristã, Jesus Cristo recém-nascido recebeu a visita de três Reis Magos. 
"O hábito em comemorar o Dia de Reis perdeu força na maioria das regiões, inclusive na nossa. Se você observar em outras localidades, como no Nordeste do País, existe a cultura da Folia dos Reis que ainda persiste. Porque em alguma localidades, a maneira como as pessoas s vestem nesta data é muito colorida, tem muita festa e alegria. Mas essa tradição se perdeu durante os últimos anos", afirma.

Quem quiser retirar os enfeites depois, também não deve se preocupar. "Não há mal nenhum. Aqui mesmo no Santuário, vão deixar até fevereiro a exposição de presépios, a pedido do próprio secretário de Cultura. Certos lugares, como é a capital do Rio Grande do Norte, Natal, lá o período natalino acontece o ano inteiro e há enfeites espalhados pela Cidade", comenta.  

Término do Ciclo Natalino 

O pároco explica que o dia estipulado, no conceito da Igreja Católica para a remoção dos itens, ocorre no próximo domingo (10), data em que será comemorado o Batismo de Jesus Cristo. Esse período, segundo o Frei, simboliza o término do Ciclo Natalino, que acontece uma semana após a Epifania do Senhor, duas semanas após o Natal. 

MAURICIO GOULART

“Mauricio Goulart Ferreira mora em Palmas-TO desde 2000, Administrador, Bacharel em Ciências Contábeis, MBA em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas atua nos maiores empreendimentos do setor gastronômico do estado e desenvolve projeto de consultoria e de assessoria com foco no atendimento a clientes.”

0 comentários:

 

Copyright @ 2013 Restauranter.