ESTILO DE VINHO: NORMAL, NATURAL, ORGÂNICO, BIODINÂMICO ou COM ALMA.

(3553) O Restauranter:

ESTILO DE VINHO: NORMAL, NATURAL, ORGÂNICO, BIODINÂMICO ou COM ALMA.

http://eternasquarentonas.com.br/wp-content/uploads/2014/10/organicos.jpg

NORMAL OU DE GRANDE PRODUÇÃO

São aqueles que vemos nas superfícies de grandes mercados. Vinhos produzidos em altíssima escala. Vinhos elaborados em tanques de inox com correções químicas e por aí vai. Nesse método os vinhos são elaborados pelo gosto médio das pessoas proveniente de vinhedos cujas videiras estão o mais próximo possível uma das outras para aumentar ao máximo a produção por hectare, bem como a condução das videiras no mesmo sentido. Vinhos globalizados.

VINHOS NATURAIS

São vinhos elaborados sem agrotóxicos, usam elementos químicos na videira em menor quantidade. Respeitam espaçamento entre as videiras. Na elaboração, alguns, infelizmente ainda usam muita correção química ou maquiam os vinhos para parecerem de um terroir que não vieram, por exemplo.

VINHOS ORGÂNICOS

Aqui as videiras com espaçamento continuam. A videira não é vista como comércio puro. A condução das videiras não leva produtos químicos. Fertilizantes naturais. E os vinhos são elaborados com a química necessária. A maioria deles não tem máscaras.

VINHOS BIODINÂMICOS

São orgânicos com algo mais. Utilizam fertilizantes e corretivos biodinâmicos e respeitam o universo e as constelações. Uma filosofia de vida aplicada à agricultura e aos seus vinhos. Nicola Jolie um dos pioneiros. Vinhos longevos porque não usam química desnecessária. Muito menos maquiagem e nada de máscaras. RESPEITAM O CONSUMIDOR E A NATUREZA. Não são acrescidas no vinho essências do que quer que seja, por exemplo.

VINHOS COM ALMA

Feitos no sistema mais tradicional. Não corrigem os vinhos com produtos químicos. Respeitam o terroir do qual vieram às uvas. Nada de máscaras ou maquilagem. Dificilmente teremos dois vinhos iguais de safras diferentes. Os pais são os mesmos os filhos não. Produção em torno de no máximo 2.000 garrafas por tipo de uva. Vinhedos cuidados como filhos. Poda seca, verde etc. e tal feita em geral pela família ou pelo próprio produtor.

Estilo próprio nada de cópias dificilmente usam madeira e quando a usam não é exagerada para corrigir distorções ou mostrar ao mundo o que este vinho não é. Nunca se sabe de antemão o que está na garrafa. Sabe-se que quem o fez e o fez com carinho.

MAURICIO GOULART

“Mauricio Goulart Ferreira mora em Palmas-TO desde 2000, Administrador, Bacharel em Ciências Contábeis, MBA em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas atua nos maiores empreendimentos do setor gastronômico do estado e desenvolve projeto de consultoria e de assessoria com foco no atendimento a clientes.”

0 comentários:

 

Copyright @ 2013 Restauranter.