quinta-feira, 10 de abril de 2014

O RIO DAS CINCO CORES - COLÔMBIA

(3371) O Restauranter:

O RIO DAS CINCO CORES - COLÔMBIA

Localizado no município colombiano de La Macarena, na província de Meta, o Caño Cristales se transforma em um belíssimo festival de cores durante alguns meses do ano; conheça esse lugar mágico.


“O Rio das Cinco Cores", "O Rio que Escapou do Paraíso” e, merecidamente, “O Rio Mais Bonito do Mundo” são algumas das denominações que os colombianos deram para o Caño Cristales, um pequeno riacho localizado no coração do Parque Nacional Sierra de la Macarena, cerca de 150 quilômetros ao sul de Bogotá.
Como se fosse uma pintura, esta paisagem natural única se estende por 100 quilômetros e impressiona os turistas pela beleza cênica multicolorida de suas águas cristalinas. Em seu curso, os tons de azul, verde, preto, amarelo e vermelho se formam pela presença de um tapete de algas que, com a incidência dos raios solares, solta uma pigmentação que muda de cor conforme a época do ano.
O lugar foi reconhecido como Patrimônio Biológico da Humanidade pela Unesco e, por isso, a temporada para conhecer este lugar mágico dura apenas seis meses para fins de preservação. Começa na segunda quinzena de maio e segue até meados de dezembro. No entanto, é entre setembro e novembro que as cores se intensificam e a beleza do rio mais bonito do mundo atinge seu auge.
No restante do ano, entre janeiro e os primeiros 15 dias de maio, o lugar fica fechado à visitação pública. Nesse intervalo, as plantas aquáticas se reproduzem e o rio torna-se uma paisagem comum, sem o característico colorido que deixou o lugar tão famoso mundo afora.
Acesso difícil
Depois de vários anos de conflito armado na região, o Caño Cristales foi recuperado recentemente pelo governo e vem, desde então, ganhando destaque nas campanhas turísticas promocionais da Colômbia e se consolidando como um dos destinos naturais mais populares do país, com cerca de três mil visitantes ao ano.
Chegar no rio colorido não é uma das tarefas mais fáceis. O viajante que chega ao Aeroporto Internacional de Bogotá tem que ir de ônibus até a cidade de Villavicencio e, de lá, pegar um voo até La Macarena, na província de Meta. Entre as empresas que operam esse trecho, estão a Aerolíneas Llaneras e a AeroStar.
Depois, é preciso contratar um guia, pegar uma embarcação para atravessar o rio Guayabero e enfrentar uma trilha de três quilômetros até chegar ao local. Lá, as regras são bem definidas: é proibido o uso de repelentes e protetores solares (mesmo os biodegradáveis), não pode pisar nas algas e os turistas só estão autorizados a nadar em áreas indicadas pelo guia.
Há ainda a opção de adquirir um pacote turístico fechado, que sai das cidades de Bogotá, Medellín e Villavicencio. No site oficial (www.cano-cristales.com), há tours sendo vendidos a partir de 449 mil pesos colombianos, o equivalente a R$ 522, sem passagens áreas.

FONTE: http://viagem.br.msn.com/pureviagem/conhe%C3%A7a-o-rio-mais-bonito-do-mundo-1

MAURICIO GOULART

“Mauricio Goulart Ferreira, natural do Rio de Janeiro, mora em Palmas - TO desde 2000, atuando nos grandes empreendimentos do setor gastronômico do estado e atualmente desenvolve um projeto de consultoria e de assessoramento com foco no atendimento a clientes.”

0 comentários:

 

Copyright @ 2013 Restauranter.