DIA NACIONAL DO SURDO

(3224) O Restauranter:

DIA NACIONAL DO SURDO

A Comunidade Surda Brasileira comemora no dia 26 de setembro, o Dia Nacional do Surdo, data em que são relembradas as lutas por melhores condições de vida, trabalho, educação, saúde, dignidade e cidadania. Este dia tão importante foi instituído pela Lei federal nº 11.796, de 29 de outubro de 2008, ou seja, é uma conquista recente.
A Federação Mundial dos Surdos celebra o Dia do Surdo Internacionalmente no último domingo de setembro, normalmente no dia 30 de setembro. Mas no Brasil a escolha da data diferenciada tem um motivo nobre, no dia 26 de setembro de 1857 foi inaugurada a primeira escola pra surdos no país, com o nome de Instituto Nacional de Surdos Mudos do Rio de Janeiro, atual INES‐Instituto Nacional de Educação de Surdos. O professor francês Hernest Huet fundou com o apoio do imperador o “Imperial Instituto de Surdos Mudos”. Na época, o Instituto era um asilo, onde só eram aceitos surdos do sexo masculino. Mas Huet que era surdo pretendia no instituto educar pessoas surdas unindo o método gestual francês com a linguagem oral brasileira. É este instituto – O INES, o maior divulgador da linguagem de sinais no Brasil – LIBRAS, e o responsável pela instauração da Lei nº 10.436, de 24 de Abril de 2002, que reconheceu a Libras como linguagem.
FONTE: http://direitodeouvir.com.br/noticias-aparelhos-auditivos/26-de-setembro-dia-nacional-do-surdo.php

MAURICIO GOULART

“Mauricio Goulart Ferreira mora em Palmas-TO desde 2000, Administrador, Bacharel em Ciências Contábeis, MBA em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas atua nos maiores empreendimentos do setor gastronômico do estado e desenvolve projeto de consultoria e de assessoria com foco no atendimento a clientes.”

0 comentários:

 

Copyright @ 2013 Restauranter.