SOMMELIER - ORIGEM DA PALAVRA

(4.534) O Restauranter:

A ORIGEM DA PALAVRA SOMMELIER

Tudo começa com animais de carga, em francês as bêtes de somme. O termo sommelier remonta à palavra grega Σαγμα, em latim traduzida como sauma, ou seja, “carga”!

Na Europa medieval, o deslocamento dos senhores feudais e dos príncipes para a conquista de novos territorios ou para a guerra era sempre seguido de comitiva numerosa.

Parte dessa comitiva, sempre na retaguarda, era formada pelos subalternos encarregados dos animais de carga e das viaturas que transportavam alimentos e bebidas, panelas  e caldeirões, talheres, copos e pratos.

Essas mercadorias vinham dentro de fardos e constituiam a soma – somme, em francês -, isto é, o conjunto dos víveres com que se alimentavam os nobres e seu séquito.  Por isso mesmo, os animais de transporte e as viaturas eram chamados sommiers (sic).

Por uma evolução linguística natural, os oficiais encarregados do transporte e tais cargas passaram a ser chamados inicialmente, sommierliers e, finalmente, sommeliers.

Mais tarde esse nome passou a representar funçoes mais sofisticadas. Inicialmente nos palácios, mais tarde nos restaurantes, o nome era dado ao encarregado dos alimentos e das bebidas, de seu provimento, serviço e conservação.

A partir desse momento, os Sommeliers passaram a ser associados com o vinho e, no final do século XIX, encontramos por exemplo, um texto como esse :

« Les grands vins font leur entrée triomphale, et le sommelier annonce avec orgueil des noms et des dates illustres, selon ce qu'a choisi, pour la solennité du jour, l'amphitryon: Château-Margaux 69, Château-Latour 75... ». 

TRADUZINDO: Os grandes vinhos fazem sua entrada triunfal, e o sommelier orgulhosamente anuncia nomes e datas ilustres, de acordo com o que o anfitrião escolheu para a solenidade do dia: Château-Margaux 69, Château-Latour 75 ...  E eram Château Margaux 1869 e Château Latour 1875.

Foto de Arquivo Pessoal

Hoje em dia cabe ao sommelier, além da adequada disposição, provimento, guarda e serviço de bebidas, conhecer os alimentos e sua preparação e, em especial, sua harmonização com vinhos a serem servidos, sendo seu mister fazer indicações ou orientar os comensais a esse respeito.


No Brasil a profissão é regulamentada pela Lei 12.467, de 26 de agosto de 2011.

MAURICIO GOULART

“Mauricio Goulart Ferreira mora em Palmas-TO desde 2000, Administrador, Bacharel em Ciências Contábeis, MBA em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas atua nos maiores empreendimentos do setor gastronômico do estado e desenvolve projeto de consultoria e de assessoria com foco no atendimento a clientes.”

0 comentários:

 

Copyright @ 2013 Restauranter.