(4.258) O Restauranter:
VINHO FRISANTE - DEFINIÇÃO
Muito semelhante, e até confundido com o espumante, o vinho frisante não é tão conhecido como os outros tipos de vinho, mas pode ser igualmente apreciado por apaixonados pela bebida.
Em alguns vinhos, esse gás carbônico é introduzido no momento da fermentação alcoólica de maneira artificial.
Outra característica importante da bebida é que para ser considerado frisante, a graduação alcoólica deve ser de 7 a 14% em volume, com um conteúdo de gás carbônico de 1,1 até 2 atmosferas de pressão a 20º C, natural ou gaseificado.
Os frisantes podem ser produzidos tanto na versão branca, quanto tinto ou rosé e são um vinho para consumo rápido, já que não suporta o envelhecimento. Além disso, são ótimas opções para dias quentes, já que sua temperatura de serviço varia entre 6°C e 8°C.
Os mais conhecidos frisantes são os produzidos na Itália, conhecidos como lambruscos e considerados um dos vinhos mais antigos do país, com vestígios encontrados de mais de mil anos atrás.
Como harmonizá-los?
A principal característica dos frisantes é serem vinhos leves e refrescantes. Por isso, na hora de harmonizá-los, a sugestão é que acompanhem refeições igualmente leves. Entre as opções estão frutas e sobremesas, como quiches e suflês.
Entretanto, em função da forte acidez e presença de gás, também acompanham bem refeições mais gordurosas, já que a acidez ajuda a limpar a gordura do paladar.
São também uma ótima escolha para o aperitivo, momento inicial da refeição, quando são servidas pequenas porções de comidas, que podem ser degustadas com a mão ou em pequenos potinhos. Nessa lista entram queijos, embutidos, patês e castanhas – amendoins, amêndoas e nozes em geral.
Para a refeição principal, opte por harmonizar os frisantes com peixes grelhados, camarão, sushi e ceviches. Em jantares, são um acompanhamento perfeito para salgados ou até mesmo para pizzas.
fonte: http://blog.peterlongo.com.br/o-que-e-vinho-frisante/
0 comentários:
Postar um comentário