I JOGOS MUNDIAIS DOS POVOS INDÍGENAS

(3585) O Restauranter:

I JOGOS MUNDIAIS DOS POVOS INDÍGENAS

A Cidade de Palmas no Tocantins está confirmada como sede dos 1º Jogos Mundiais Indígenas em 2015. Para entender de onde surgiu a idéia é importante conhecermos os Jogos dos Povos Indígenas. Eles começaram em 1996 na Capital Goiana, passando por 9 estados, dentre eles o Tocantins, por duas vezes, uma em 2003 na Capital Palmas e outra em 2011 em Porto Nacional.
Foi idealizado e planejado como as Olimpíadas Indígenas em 1980, quando começaram a percorrer os gabinetes dos dirigentes esportivos governamentais levando a proposta para a criação do evento.

Em 1996, com o surgimento do Ministério Extraordinário de Esportes e Turismo a proposta foi aceita pelo então Ministro da época, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé. Assim, em 16 de outubro daquele ano teve início na cidade de Goiânia, o I Jogos dos Povos Indígenas. Para celebrar o início do evento o Povo Krahô, de Tocantins, atritou pedras provocando a centelha que por sua vez faria nascer a primeira “chama olímpica” dos Jogos.

O Ministério do Esporte confirmou, na quinta-feira (24 de abril de 2014), juntamente com o Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena (ITC), a escolha da cidade de Palmas (TO) como a sede da primeira edição dos Jogos Mundiais Indígenas. O evento acontece de 20 de outubro a 1 de novembro em Palmas - Tocantins e são esperados 2 mil atletas indígenas de 24 etnias nacionais, de todos as regiões do Brasil e representantes de mais de 20 países, dos quatro cantos do mundo. 

Palmas superou as cidades paraenses de Belém e Marabá na disputa, sendo escolhida depois de apresentar o melhor projeto técnico – os critérios e a avaliação do projeto foram feitos pelo ITC. O Tocantins possui uma comunidade indígena em torno de 13 mil pessoas.

A primeira edição do evento foi aprovada em 2013, durante a realização dos Jogos dos Povos Indígenas, em Cuiabá. Na ocasião, autoridades de 17 países – incluindo o Brasil – e índios de 48 etnias nacionais reuniram-se com o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e com o coordenador-geral de políticas esportivas indígenas, Rivelino Macuxi, para debater a criação dos Jogos Mundiais Indígenas.

Além de acomodações e instalações para o evento, a cidade contará com aldeia para alojamento das etnias brasileiras, oca digital, praça de alimentação com comidas típicas, refeitório, museu do índio e feira de artesanato, além de instalações esportivas, como campo de beisebol, raia olímpica e arena.

MAURICIO GOULART

“Mauricio Goulart Ferreira mora em Palmas-TO desde 2000, Administrador, Bacharel em Ciências Contábeis, MBA em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas atua nos maiores empreendimentos do setor gastronômico do estado e desenvolve projeto de consultoria e de assessoria com foco no atendimento a clientes.”

0 comentários:

 

Copyright @ 2013 Restauranter.