TELEPRESSÃO - DOENÇA TECNOLÓGICA

(3543) O Restauranter:

TELEPRESSÃO - DOENÇA TECNOLÓGICA

Síndrome de Burnout é um distúrbio psíquico de caráter depressivo, precedido de esgotamento físico e mental intenso, definido por Herbert J. Freudenberger como "(…) um estado de esgotamento físico e mental cuja causa está intimamente ligada à vida profissional" 

Esse desejo que toma conta cade vez mais dos usuários das facilidades de comunicação, aqueles que ficam conectados constantemente com o trabalho, para responder colegas, clientes e chefes com rapidez, já  é comum hoje no mundo tecnológico e conectado, e tem até nome "TELEPRESSÃO".

 O termo foi nomeado pelas pesquisadoras da Universidade do Norte de Illinois (EUA), as professoras Larissa Barber e Alecia Santuzzi. Elas informam que o fato de estar constantemente conectado com o trabalho fora do horário de expediente pode diminuar a produtividade e aumentar as chances de ter problemas de saúde como a Síndrome de Burnout.

Estar sempre ligados (conectados) continuamente impede que a pessoa recupere-se das atividades profissionais do dia-a-dia.

Um questionário foi desenvolvido pelas pesquisadores a partir de um modelo, onde as questões devem ser respondidas com:  “concordo muito” ou “discordo muito” ao completar a frase “quando uso tecnologias de mensagens e e-mails para fins de trabalho...”:
  1. Acho difícil me concentrar em outras coisas quando recebo uma mensagem de alguém.
  2. Só consigo me concentrar melhor em outras tarefas depois que respondo minhas mensagens.
  3. Não consigo parar de pensar nas mensagens até respondê-las.
  4. Sinto uma necessidade forte de responder os outros imediatamente.
  5. Tenho o impulso de responder os outros no momento em que recebo um pedido de alguém.
  6. É difícil para mim resistir à vontade de responder uma mensagem imediatamente.
De acordo com as pesquisadoras, profissionais que responderem que “concordam” ou “concordam muito” com algum desses itens sentem altos níveis de “telepressão”.

MAURICIO GOULART

“Mauricio Goulart Ferreira mora em Palmas-TO desde 2000, Administrador, Bacharel em Ciências Contábeis, MBA em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas atua nos maiores empreendimentos do setor gastronômico do estado e desenvolve projeto de consultoria e de assessoria com foco no atendimento a clientes.”

0 comentários:

 

Copyright @ 2013 Restauranter.