(3543) O Restauranter:
Síndrome de Burnout é um distúrbio psíquico de caráter depressivo, precedido de esgotamento físico e mental intenso, definido por Herbert J. Freudenberger como "(…) um estado de esgotamento físico e mental cuja causa está intimamente ligada à vida profissional"
Esse desejo que toma conta cade vez mais dos usuários das facilidades de comunicação, aqueles que ficam conectados constantemente com o trabalho, para responder colegas, clientes e chefes com rapidez, já é comum hoje no mundo tecnológico e conectado, e tem até nome "TELEPRESSÃO".
O termo foi nomeado pelas pesquisadoras da Universidade do Norte de Illinois (EUA), as professoras Larissa Barber e Alecia Santuzzi. Elas informam que o fato de estar constantemente conectado com o trabalho fora do horário de expediente pode diminuar a produtividade e aumentar as chances de ter problemas de saúde como a Síndrome de Burnout.
Estar sempre ligados (conectados) continuamente impede que a pessoa recupere-se das atividades profissionais do dia-a-dia.
Um questionário foi desenvolvido pelas pesquisadores a partir de um modelo, onde as questões devem ser respondidas com: “concordo muito” ou “discordo muito” ao completar a frase “quando uso tecnologias de mensagens e e-mails para fins de trabalho...”:
- Acho difícil me concentrar em outras coisas quando recebo uma mensagem de alguém.
- Só consigo me concentrar melhor em outras tarefas depois que respondo minhas mensagens.
- Não consigo parar de pensar nas mensagens até respondê-las.
- Sinto uma necessidade forte de responder os outros imediatamente.
- Tenho o impulso de responder os outros no momento em que recebo um pedido de alguém.
- É difícil para mim resistir à vontade de responder uma mensagem imediatamente.
0 comentários:
Postar um comentário