NOVEMBRO AZUL

(3518) O Restauranter:

NOVEMBRO AZUL
 

Para conscientizar a sociedade e os homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico do câncer de próstata e outras doenças masculinas no mês de novembro é realizada a campanha Novembro Azul, promovida pela Sociedade Brasileira de Urologia. A Secretaria de estado da Saúde vem trabalhando durante todo o ano a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem. As principais causas de morte dos homens são as causas externas (acidentes e violências), seguido das doenças do aparelho circulatório e tipos de câncer.

No Tocantins, só neste ano, de janeiro a agosto foram registrados 117 acidentes por causas externas (acidentes e violências como agressão, acidente de trânsito, entre outros) em homens enquanto que nas mulheres foram 39 casos, conforme informações do DATASUS.

De acordo com o gerente da área técnica de Saúde do Homem da Secretaria de Estado da Saúde - Sesau, Markus Telles, esses dados mostram uma realidade preocupante. “Percebemos que as causas externas relacionadas aos acidentes na população masculina se sobressai em relação ao público feminino, ou seja, são homens que se envolvem cada vez mais nestas situações, e são pessoas geralmente economicamente ativas, que necessitam de internações, tratamentos de reabilitação, gerando um grande custo para o estado e dificuldades para as famílias” destacou.

Markus também ressaltou as mortes por doenças cardiovasculares e do aparelho digestivo, observa-se que até agosto deste ano houve registros de 1.091 óbitos de homens, comparado a 782 óbitos em mulheres no mesmo período.

Câncer
O mês de novembro também é utilizado para ressaltar os cuidados do homem contra o câncer. O estado conta com duas unidades de referência para o tratamento de câncer, que são o Hospital Regional de Araguaina (HRA) e Hospital Geral de Palmas (HGP). Segundo informações do serviço de oncologia do HGP, atualmente existem 448 pacientes registrados para acompanhamento e tratamento referentes ao câncer de próstata, sendo 202 em tratamento no ano de 2014. Enquanto no Hospital Regional de Araguaína (HRA) há 727 pacientes em tratamento, em 2013 foram 174 diagnosticados com a doença.

 Política Nacional
Diante dos números, o Ministério da Saúde - MS busca o fortalecimento da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH), implantada em agosto de 2009, por meio da Portaria nº 1.944, com a proposta de facilitar e ampliar o acesso da população masculina na faixa etária de 20 a 59 anos, e as ações e aos serviços de assistência integral à saúde ao Sistema Único de Saúde – SUS, contribuindo de modo efetivo para a redução da morbidade e da mortalidade dessa população.
Seguindo as diretrizes da política as ações são desenvolvidas com base em cinco eixos temáticos: Acesso e Acolhimento, Saúde Sexual e Reprodutiva, Paternidade e Cuidado, Doenças prevalentes na população masculina e Prevenção de Violências e Acidentes.

Ações no Estado
A Secretaria de Estado da Saúde por meio da área Técnica da Saúde do Homem estimula, capacita, orienta os municípios com oficinas e capacitações dos profissionais de saúde no Estado, com relação a população masculina, violências, acidentes e doenças prevalentes, sensibilizando - os sobre o tema.
Principais motivos que faz o homem não procurar o serviço de saúde:
  • Têm medo de descobrir doenças;
  • Acham que nunca vão adoecer e por isso não se cuidam;
  • Não procuram os serviços de saúde e não seguem os tratamentos recomendados;
  • Estão mais expostos aos acidentes de trânsito e de trabalho;
  • Utilizam álcool e outras drogas em maior quantidade;
  • Estão envolvidos na maioria das situações de violência;
  • Não praticam atividade física com regularidade.

MAURICIO GOULART

“Mauricio Goulart Ferreira mora em Palmas-TO desde 2000, Administrador, Bacharel em Ciências Contábeis, MBA em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas atua nos maiores empreendimentos do setor gastronômico do estado e desenvolve projeto de consultoria e de assessoria com foco no atendimento a clientes.”

0 comentários:

 

Copyright @ 2013 Restauranter.