(3009) O Restauranter informa:
ATENDIMENTO EM PALMAS
A demanda de profissionais de turismo
sempre foi um problema de difícil solução, em nosso país, e mais, especificamente, em Palmas - TO, deve-se
mobilizar ações para reverter essa situação enquanto ainda há tempo.
Os pontos em evidência são: qualificação e motivação.
Palavras que têm sentido definido para as partes envolvidas. Olhar com visão
unilateral para o problema não criará uma solução satisfatória para nenhuma das
partes. Os órgãos que têm função facilitadora devem procurar incentivar o
futuro profissional a se qualificar, e, em contrapartida, o mercado deve procurar
absorver esses profissionais qualificados.
Diariamente, o que vemos em Palmas é:
- Comércios abrindo portas, todos os dias, sem a devida qualificação da mão-de-obra.
- Sistema S promovendo cursos e não conseguindo quórum.
- Inércia dos futuros profissionais.
A contratação de mão de obra qualificada
deve ser um diferencial exigido pela empresa, que visa oferecer um atendimento
de qualidade. O que vemos todo dia são profissionais totalmente
desqualificados, desconhecedores de suas atribuições e dos produtos que a
empresa, onde trabalham comercializam. Não é raro ter que explicar o que é o
produto procurado, para que serve e que empresa o fabrica. Acontece em todos os
segmentos comerciais e em todos os lugares, que necessitamos de atendimento. A
busca mais frequente dos clientes é por ATENDIMENTO de qualidade, já que
produtos são de fáceis de adquirir. Encontramos uma
variedade de produtos em qualquer comércio que visitamos. Se vamos num
hospital, por exemplo, encontramos uma bombonière
com salgados, doces e bebidas. Essa diversificação tem levado os empresários
preocupados com crescimento a uma busca frequente de qualificação e uma
constante reciclagem de seus pontos de vista e, consequente, adaptação de sua
linha de atuação de público alvo.
Os esforços promovidos pelos representantes
do Sistema S raramente surtem efeito nesse público especifico, não conseguindo
atingir os limites mínimos para que os cursos sejam realizados. Mesmo com
opções de pagos e/ou gratuitos o aluno é uma raridade nas instituições de ensino.
Mas como obter uma progressão salarial se a qualificação se faz ausente no
currículo do profissional? Mesmo usando todas as armas de marketing conseguir
formar uma turma para qualificação tem sido uma das maiores dificuldades na
formação de profissionais ligados a gastronomia.
A questões são: quando teremos um
atendimento de qualidade, respaldado por profissionais qualificados, com técnica e prática? Empresários exigentes que queiram um melhor atendimento? Que ofereçam oportunidade de
capacitação aos seus colaboradores?
A certeza da contratação com ou sem qualificação
interfere diretamente no futuro profissional a ser contratado, uma vez que saber
que não é necessário ser qualificado para obter uma vaga, pois, isso faz com que o funcionário se acomode e não procure nenhum crescimento técnico.
Essa garantia é que deve ser quebrada, exigindo dos candidatos à vaga a
obtenção de conteúdo teórico além da prática. A outra faceta é conscientizar os
empresários de que a qualificação deve ser exigida no ato da contratação e que a
qualificação de sua equipe deve fazer parte do plano de crescimento da empresa.
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