(2922) O Restauranter informa:
COMÉRCIO EM PALMAS
A situação do comércio ambulante em Palmas passa por ajustes municipais com a administração da Prefeitura e órgãos responsáveis intensificando a fiscalização. Durante o processo eleitoral a promessa de campanha regularizar a venda informal de produtos e também os QUIOSQUES que são passados pelo regime de concessão através de licitação.
Com a tragédia na Boate Kiss em Santa Maria-RS, onde 241 pessoas morreram e outras 636 se feriram, outros elementos se agregaram ao processo de concessão de alvará de funcionamento dos lugares públicos.
Deve-se fiscalizar todos os lugares públicos e usar o mesmo critério para todos, afinal esse é o principio da lei. A semana foi recheada de surpresas todos os dias e com a fiscalização sendo intensificada já temos alguns números para informar.
Dentre as muitas incertezas nesse período transitório da ilegalidade para o formal podemos dizer que os únicos beneficiados com as ações tomadas pela Prefeitura através da Comissão de Quiosques com certeza será a população que contará com lugares mais seguros, higienizados, adaptados a acessibilidade, com qualidade dos produtos vistoriada, com planos de ação para emergências e muito mais setores para fiscalizar.
Ainda sobre os quiosques, um projeto de lei foi encaminhado a Câmara Municipal e essa decidirá sobre a comercialização ou não de BEBIDAS ALCOÓLICAS nesses pontos comerciais.
Fiscais da Prefeitura deflagraram ação repreensiva contra o comercio sem autorização na cidade e foi recolhido e apreendido todo tipo de mercadoria. Para obter regularização a pessoa deve realizar cadastro no MEI (Microempreendedor Individual) junto ao SEBRAE; Procurar a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego; Providenciar Alvará de Funcionamento junto a Secretaria Municipal de Finanças e então será determinada uma área de atuação na cidade.
OS NÚMEROS:
FONTE: Síntese dos Trabalhos da Comissão sobre Quiosques - Prefeitura de Palmas.
No processo fiscalizador já foram encontrados os seguintes números:
189 prédios públicos sem ALVARÁ (118 Municipais e 71 Estaduais)
241 concessões de quiosques (Lei Municipal 856/1999), e a atual situação:
· Quiosques instalados - 204 (84%), sendo na Região Central - 146 (71%)
· Falta de publicação de edital do processo de concessão - 231 (96%)
· Falta de processo de seleção para concessão - 228 (95%)
· Falta de consulta a comunidade para instalação - 215 (89%)
· Processo não paginado - 156 (65%)
· Falta de parecer técnico - 136 (56%)
· Falta de parecer jurídico da Procuradoria Geral do Município (PGM) - 85 - (35%)
· Falta de comprovante de residência fixa em Palmas (últimos 12meses) - 64 (27%)
· Termo de concessão vencido ou inexistente - 47 (20%)
· Falta de cópia do título de eleitor do concessionário no processo - 46 (19%)
· Servidores com posse dos quiosques somam 38.
AS AÇÕES IMEDIATAS DA PREFEITURA: (fonte: Jornal do Tocantins, 04/04/13)
· Anulação de todas as autorizações;
· Abertura de novos processos de editais com publicação;
· Regularização de parecer técnico;
· Encaminhamento à Procuradoria Geral do Município para parecer jurídico;
· Realização de audiência pública;
· Ações de Reintegração de posse em casos de autorizações vencidas;
· Regularização documental de casos pendentes (Comprovante de residência e título eleitoral)
· Paginação de processos;
· Corte de energia e águia com contas pagas pelo município;
· Exigência de exposição no estabelecimento de Termos de Autorização;
· Abertura de sindicância administrativa para apurar transferências e locações;
· Autuação de concessionários com área aumentada ou alterada;
· Autuação de concessionários com conservação de entorno irregular;
· Autuação, embargo e fechamento de quiosques com condições sanitárias irregulares.
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