(2435) O Restauranter informa:
PENFOLDS LANÇA VINHO DE R$320.000,00
A vinícola Penfolds lançou oficialmente hoje seu novo vinho, o ultra-raro Block 42 Kalimna Cabernet Sauvignon 2004, embalado em uma ampola feita de vidro soprado e sustentada por um gabinete de carvalho feito à mão. O preço equivale a doze caixas de vinhos raros de Bordeaux. A ampola é feta de vidro sobrado e a caixa é de carvalho feito à mão.O vinho é uma edição limitada e foram produzidas somente 12 unidades, que valem 168.773 dólares, o equivalente a 135.550 ou a 10 caixas de vinhos Château Lafite 2009.
A garrafa, se é que pode ser chamada assim, não possui tampa, o que evita fraudes, porém impossibilita o cliente de abrir sozinho, é necessário chamar o enólogo da vinícola para isso. "O enólogo irá viajar até onde o vinho estiver, irá retirar a ampola da caixa de carvalho, e abri-la usando uma ferramenta feita de prata com uma ponta de tungstênio. E irá preparar o vinho usando um tastevin de prata" diz um folheto que vem junto com o vinho.
O Block 42 Kalimna é feito de vinhas com 130 anos de idade, vindas de uma propriedade da vinícola de quatro hectares em Moppa, na área do Vale do Barossa. Penfolds diz que a raridade do Block 42 - o último vintage foi produzido em 1966 - inspirou um trabalho digno do 'vinho-arte', para qual quarto artistas renomados foram contratados. A ampola foi feita por Nick Mount, escultor de vidro, por Ray Leake, soprador de vidro e pelo ourives Hendrik Forster, e o gabinete por Andrew Bartlett.
FONTE: http://revistaadega.uol.com.br/Edicoes/0/Artigo261983-1.asp
A sofisticação por trás do vinho é tão grande que, no momento em que o dono de uma das garrafas decidir abrí-la (bastará um único toque), uma equipe da Penfolds poderá participar de sua abertura. Segundo a vinícola, quando a decisão de abrir a garrafa for tomada, um membro sênior da Penfolds irá pessoalmente fazer uma cerimônia de abertura especial para o proprietário. "O winemaker irá viajar para o destino em questão, onde a garrafa será cerimoniosamente removida de sua caixa e aberta com o uso de ponta de tungstênio especialmente projetada para isso. Em seguida, ele fará todo o serviço do vinho para o afortunado cliente.
A garrafa nº1 ficará exposta no museu Penfolds e outra já está encomendada para um cliente de Cingapura, deixando 10 garrafas restantes. Alguém se habilita?
Fonte: The Drinks Business
0 comentários:
Postar um comentário