ASSEMBLAGE , CUVÉE OU VARIETAL?

(2408) O Restauranter informa:

ASSEMBLAGE , CUVÉE OU VARIETAL?

Três termos estranhos a quem não está acostumado ao mundo do vinho. Apenas alguns conhecem dos rótulos das garrafas, mas poucos entendem.

Três termos do trabalho diário de quem lida com vinho nos países mais produtores. De uma forma, existem dois tipos de vinho: os varietais e os misturados.

Os varietais são de um único tipo de uva. São os clássicos do Novo Mundo. Exemplo: Cabernet Sauvignon, Merlot, Tannat, Syrah, Malbec e tantos outros. 

Os misturados são conhecidos como assemblages ou cuvées.

O que é o Assemblage?

Essa palavra francesa não tem tradução em Português. É um processo que consiste em associar vinhos de diversas variedades de uvas e diferentes safras, mas, sempre da mesma região vinícula com a finalidade de assegurar a constância de uma qualidade excelente, o contrário de um vinho varietal com uma única variedade de uma safra.
Os assemblages usam uvas distintas, como exemplo o clássico vinho de Bordeaux que mistura Cabernet Sauvignon, Merlot e Petit Verdot.

Já os cuvées, podem ser de mesma uva, mas de safras distintas. 

Esses procedimentos diferenciam o tratamento das cepas nos diversos continentes. Na Europa, mais antigo produtor, as assemblages predominam, sendo raros os varietais. Naquelas, o tino do produtor de vinho aflora, onde, na mistura, procura dar um toque mais particular e especifico no produto, corrigindo alguma defecção e agregando outras, interferindo em qualquer fase da produção. Além do exemplo de Bordeaux, temos os fortificados portugueses, sendo em que em alguns, tem-se mais de quarenta tipos de uvas mescladas.

É um perfeito exercício de paciência a espera do momento certo para intervir.
FONTE: http://vinhoseoutrasbobagens.blogspot.com.br

MAURICIO GOULART

“Mauricio Goulart Ferreira mora em Palmas-TO desde 2000, Administrador, Bacharel em Ciências Contábeis, MBA em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas atua nos maiores empreendimentos do setor gastronômico do estado e desenvolve projeto de consultoria e de assessoria com foco no atendimento a clientes.”

0 comentários:

 

Copyright @ 2013 Restauranter.