RECADASTRAMENTO ELEITORAL BIOMÉTRICO

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RECADASTRAMENTO ELEITORAL BIOMÉTRICO

O que é biometria?

A biometria é uma tecnologia que permite identificar uma pessoa por suas características biológicas únicas, ou seja, elementos corporais que tenham diferenças particulares como a íris, a retina, a impressão digital, a voz, o formato do rosto e o formato da mão.

A Justiça Eleitoral passou a utilizar essa tecnologia para identificar os eleitores por meio da impressão digital na hora da votação.

Em 2008, a tecnologia foi utilizada pela primeira vez nas eleições municipais como projeto piloto em três municípios: São João Batista (SC), Colorado do Oeste (RO) e Fátima do Sul (MS).

O Recadastramento

O recadastramento biométrico é obrigatório nas cidades onde, nas eleições de 2010, haverá pela primeira vez a identificação por meio das impressões digitais.

O recadastramento biométrico ocorre em conjunto com a revisão de eleitorado, dependendo de previsão orçamentária. Os municípios que passarão pelo recadastramento estão distribuídos em vários estados brasileiros e foram indicados pelos Tribunais Regionais Eleitorais.

A expectativa é que em oito anos todos os municípios do país tenham urnas com leitores biométricos.

A Urna Biométrica

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou, nas eleições de 2008, o sistema biométrico, no qual o eleitor é reconhecido pelas digitais. Por isso, ele tem sido chamado de urna biométrica.

No novo sistema, o votante é identificado por sua impressão digital e sua fotografia. Esta última é reproduzida na folha de votação que será manuseada pelo mesário. Além disso, não é mais necessário que o mesário habilite a urna e a libere para o eleitor votar. Será suficiente o simples registro da digital para o próprio eleitor liberar a urna para o voto.

Por que essa nova forma de identificação?

Porque ela é completamente segura. As impressões digitais são únicas. Dos mais de seis bilhões de habitantes do planeta, ninguém tem impressões digitais iguais às de outra pessoa.

A eleição com o uso da biometria conclui a informatização do processo eleitoral, de ponta a ponta, pois até agora somente a identificação do eleitor era manual. Assim, será eliminada qualquer possibilidade de erro nesta identificação.

UF MUNICÍPIO ZONA ELEITORAL

Os eleitores de 51 municípios, também serão identificados pelas impressões digitais nas eleições de 2010. Todos eles estão convocados pela Justiça Eleitoral para recadastramento obrigatório, com essa finalidade.

AC Bujari* 9ª
AL Rio Largo 15ª
AL Barra de Santo Antônio* 17ª
AL Branquinha 9ª
AL Chã Preta* 5ª
AL Igaci 45ª
AL Jaramataia* 31ª
AL Poço das Trincheiras* 50ª
AL Quebrangulo 28ª
AL São Miguel dos Milagres 33ª
AL Coité do Nóia 22ª
AL Maribondo 43ª
AP Ferreira Gomes 9ª
BA Pojuca 200ª
CE Eusébio 66ª
ES Viana 47ª
ES Castelo 3ª
GO Hidrolândia 62ª
MA Paço do Lumiar 93ª
MA Raposa 93ª
MG São João Del Rei 256ª e 328ª
MG Pará de Minas 202ª
MG Curvelo 100ª
MG Ponte Nova 224ª
PA Capanema* 25ª
PB Pedras de Fogo 44ª
PB Cabedelo 57ª
PE Ilha de Itamaracá 131ª
PE Itapissuma 131ª
PE Rio Formoso 26ª
PE Tamandaré 26ª
PI Piracuruca 21ª
PR Balsa Nova 182ª
RN Macau 30ª
RN Guamaré 30ª
RN Caraúbas 36ª
RN Alexandria 41ª
RN Pedro Avelino* 48ª
RN Pilões 41ª
RN João Dias 41ª
RO Candeias do Jamari* 24ª
RS Canoas 66ª, 134ª, 170ª e 171ª
SE Barra dos Coqueiros 36ª
SP Nuporanga 235ª
TO Pedro Afonso 23ª
TO Alvorada 14ª
TO Bom Jesus do Tocantins 23ª
TO Rio Sono 23ª
TO Talismã 14ª
TO Santa Maria do Tocantins 23ª
TO Figueiropólis 14ª

Total de municípios 51  -  *Municípios aprovados pelo Provimento 14/2009-CGE

MAURICIO GOULART

“Mauricio Goulart Ferreira mora em Palmas-TO desde 2000, Administrador, Bacharel em Ciências Contábeis, MBA em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas atua nos maiores empreendimentos do setor gastronômico do estado e desenvolve projeto de consultoria e de assessoria com foco no atendimento a clientes.”

1 comentários:

Anônimo disse...

Todos os partidos já descobriram que é IMPOSSÍVEL conferir o resultado de uma eleição. Nem eleitor nem candidato conseguem saber como seu voto foi computado. Por essa razão as mais de 50 nações que aqui vieram conhecer nosso sistema o REJEITARAM. Quem ainda tiver alguma dúvida quanto a insegurança do sistema eleitoral brasileiro, que permite e troca de votos ou a identificação do eleitor, basta consultar http://vimeo.com/2008343 ou http://www.youtube.com/watch?v=0AKR-Lo-700 Vejam também a atuação dos técnicos do TSE nas eleições presidenciais de 2006 noequador:http://www.eluniverso.com/2006/11/02/0001/8/D0DEA59CD95741BB928CE6E54E14972C.htmle http://www.hoy.com.ec/noticias-ecuador/anne-dolida-por-mentiras-contra-su-esposo-rafael-249811-249811.html ou http://www.eluniverso.com/2006/10/27/0001/8/A893156F3D7B4E88A5F3ACB8F517F3EB.html Além dos problemas de segurança, para usar a urna biométrica o TSE tem que dar aos mesários uma senha para permitir a votação de eleitores não identificáveis biometricamente. Essa senha servirá também para dar continuidade a fraude dos mesários que com ela podem votar por quem quiserem sem qualquer problema. Sem contar que as urnas biométricas não passam pelo teste de votação paralela, pois não é possível levar os eleitores para votar no TRE no dia da eleição, abrindo mais uma brecha para fraude. O modelo eleitoral que temos é criação UNILATERAL do TSE. A Lei 12034/09 que cria o voto impresso em todas as urnas e permite auditoria em 2% delas no final,veio para somar às técnicas já aplicadas uma forma barata, simples e eficaz de conferir o resultado, pois qualquer fiscal poderá conferir se os votos do TSE conferem com o voto impresso. Hoje para fiscalizar minimamente o processo são necessários : 1 Acompanhar por 180 dias o desenvolvimento dos sistemas no TSE; 2 ) Assinar digitalmente os sistemas ao final de 6 meses, no TSE 3) Acompanhar a cerimônia de geração das mídias nos 27 TREs 4) Acompanhar a carga das urnas em mais de 3500 zonas eleitorais 5) Acompanhar a votação paralela nos 27 TREs 6) Fiscalizar a votação nas quase 400 mil seções eleitorais do pais 7)Recolher os boletins de urna impressos nas seções de todo pais 8) Solicitar os arquivos (RDV, BU, LOG, Correspondências) disponibilizados pela Justiça Eleitoral no TSE, TREs e Zonas eleitorais, antes, durante e depois da eleição. Cediço que é missão que nenhum partido conseguiu ou conseguirá realizar. Portanto volto a repetir MANTER AS ELEIÇÕES INAUDITÁVEIS É A ÚNICA FORMA DE O TSE AFIRMAR A SEGURANÇA DO SISTEMA E GARANTIR A SUA CREDIBILIDADE.

 

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