(392) O Restauranter informa:
O LIVRO
Expressão maior a COMUNICAÇÃO, pode ser considerada a maior de todas as invenções do homem. Nos permite comunicar por escrito e através dela aprendemos, ensinamos, amamos, reclamamos, instruímos, etc...
Através da comunicação conseguimos avançar, e sem ela não chegaríamos muito longe. Desde a idade da pedra, nos comunicamos, através das escritas dos sumérios, das artes dos persas, dos papiros, da imprensa e no fim dessa cadeia o Livro.
Depois da invenção da imprensa, e com isso a criação do Livro, a humanidade avançou de forma abrupta, impulsionando o homem tão longe, que em apenas 600 anos chegamos até a Lua.
A IMPRESSÃO E O LIVRO:
As técnicas de impressão foram desenvolvidas inicialmente na China, no século VIII, entretanto só passaram a ser utilizadas na Europa, por volta do ano de 1430, quando Coster, na Holanda, iniciou a impressão de livros com a utilização de caracteres móveis de madeira, razão pela qual é considerado por muitos como o pai da imprensa.
O crédito da invenção da imprensa, no entanto, foi dado a Johannes Gutenberg, alemão, que substituiu as pranchas xilográficas por caracteres móveis de madeira, depois pelo cobre e, finalmente, pelo aço. Criou um processo que consistia em cunhar as letras em matrizes de cobre, com um punção de aço com letras gravadas em relevo, gerando uma espécie de molde de letras, que eram finalmente montadas em uma base de chumbo, tintadas e prensadas. Assim, no ano de 1455, Gutenberg produziu a primeira Bíblia, impressa em latim, com uma tiragem de cerca de 200 exemplares.
A TIPOGRAFIA (do grego typos — "forma" — e graphein — "escrita") é a arte e o processo de criação na composição de um texto, física ou digitalmente.
0 comentários:
Postar um comentário